2024
Ensemble I
Nome: Ensemble I
Cód.: MUS12978L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O programa visa a aquisição de competências na área da execução, explicação (ou transmissão) e ensino
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
Conteúdos Programáticos
Jazz tradicional (New Orleans/Chicago anos 10-20-30).
Original Dixieland One Step (forma de marcha).
Struttin With Some Barbecue
Potatoe Head Blues
After Youve Gone (Straight Life - Art Pepper)
Old Fashioned Love
Indiana (Donna Lee)
Rose Room (In a Mellow Tone - Duke Ellington)
Someday Youll Be Sorry
Singin The Blues (Bix Beiderbecke/Frank Trumbauer)
Wolverine Blues (Jelly Roll Morton).
Swing (Kansas City/New York anos 30-40).
Just Squeeze Me
Cottontail
Take the A Train
Lester Leaps In
Satin Doll
Honeysuckle Rose (Scrapple From The Apple)
When Its Sleepy Time Down South
Lady Be Good
Stompin At The Savoy
Body And Soul
Nota: a lista é apenas sugestiva. É possível escolher outros temas.
Original Dixieland One Step (forma de marcha).
Struttin With Some Barbecue
Potatoe Head Blues
After Youve Gone (Straight Life - Art Pepper)
Old Fashioned Love
Indiana (Donna Lee)
Rose Room (In a Mellow Tone - Duke Ellington)
Someday Youll Be Sorry
Singin The Blues (Bix Beiderbecke/Frank Trumbauer)
Wolverine Blues (Jelly Roll Morton).
Swing (Kansas City/New York anos 30-40).
Just Squeeze Me
Cottontail
Take the A Train
Lester Leaps In
Satin Doll
Honeysuckle Rose (Scrapple From The Apple)
When Its Sleepy Time Down South
Lady Be Good
Stompin At The Savoy
Body And Soul
Nota: a lista é apenas sugestiva. É possível escolher outros temas.
Métodos de Ensino
Definir reportório de acordo com os conteúdos programáticos do semestre em parceria com os alunos.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Bibliografia
N/D. (1988). The Real Book. (N/D, Ed.) (5th ed., p. 512). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.