2023

História da Música Ocidental III

Nome: História da Música Ocidental III
Cód.: MUS12950L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição de uma compreensão contextualizada das grandes correntes da História da Música Ocidental referentes ao período cronológico em causa. Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

A música barroca
- O conceito de Barroco na música
- Itália: uma nova forma de pensar a música
- O desenvolvimento do estilo barroco
- As inovações italianas
- A Itália do séc. XVIII
- Metastasio e a opera seria
- Ópera cómica e intermezzo: Pergolesi e Goldoni
- O concerto veneziano: Vivaldi e os seus contemporâneos
- O cravo: Domenico Scarlatti           
- A música francesa no séc. XVII  - Lully
- A França do séc. XVIII - de Couperin a Rameau
- A música instrumental francesa
- François Couperin: a música para cravo
- Opéra-ballet
- Rameau: a obra teórica e musical
- A música seiscentista no espaço germânico
- A influência italiana: Praetorius, Schein e Scheidt
- A música sacra: Schütz
- A música instrumental alemã
- A Inglaterra seiscentista
- A masque e a semi-opera inglesa
- Purcell
– A Alemanha do séc. XVIII - A síntese musical
- J.S.Bach
- Hä ndel
– O Iluminismo e o final do Barroco

Métodos de Ensino

Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Audição e visualização de exemplos seleccionados.
Avaliação:
- Teste presencial com perguntas de desenvolvimento e de resposta sucinta.
- Avaliação do trabalho de investigação apresentado pelos alunos nas aulas:
- Redacção do trabalho: Escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
- Profundidade e qualidade da investigação.
- Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
- Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação.

Bibliografia

ANDERSON, Nicholas,
Baroque Music - From Monteverdi to Handel, New York: Thames and Hudson, 1994
CYR, Mary,
Performing Baroque Music, London & New York: Routledge, 2017
MURATA, Margaret, ed.,
The Baroque Era, Vol. 4 - Strunk´s Source Readings in Music History. New York: Norton, 1998.
NEWMAN, William S.,
The Sonata in the Baroque Era, 4th ed., New York: Norton, 1983.
PALISCA, Claude V.,
Baroque Music. 3th ed., Upper Saddle River, 1991.
PALISCA, Claude V.,
Norton Anthology of Western Music, 2 vol., New York: Norton, 1996.
SWAIN, Joseph P.,
Historical Dictionary of Baroque Music, Lanham . Toronto . Plymouth: Scarecrow Press, 2013

Equipa Docente