Improvisação e Criatividade II
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Enaltecer os sentidos comunicativos mais simples do instrumentista, numa perspectiva um pouco demarcante dos métodos mais académicos.
Conteúdos Programáticos
Improvisação livre atonal
Escala cromática
Divisões de oitava (2, 3, 4, 6, 12)
Pintura interválica com todos os tipos de intervalos
Pintura triádica
Improvisação emocional ou através de emoções
Konokol (modo de reproduzir o ritmo vocalmente na música do sul da Índia)
Estudo da fonética associada ao Konokol
Escrita de frases ou composições a partir do Konokol
Métodos de Ensino
Participação prática de todos os alunos em grupos rotacionais.
Trabalhos de grupo e individuais focados na improvisação.
Avaliação
Avaliação contínua
Trabalhos de grupo entregues em áudio
Trabalho escrito sobre Konokol
Trabalho de grupo improvisação sobre faixas fornecidas
Bibliografia
DVD, John McLaughlin and S. Ganesh Vinayakram
“The Gateway To Rhythm”
Nicolas Slonimsky
“Thesaurus Of Scales and Melodic Patterns”
Equipa Docente
- Claus Nymark [responsável]