2023

Hidrogeologia Ambiental

Nome: Hidrogeologia Ambiental
Cód.: GEO10363M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Componente ambiental da hidrogeologia, englobando a contaminação e descontaminação de aquíferos e a relação entre as águas subterrâneas e, águas superficiais e ecossistemas dependentes de águas subterrâneas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A disciplina Hidrogeologia Ambiental tem por objectivo fornecer aos alunos a identificação dos problemas que podem atingir um aquífero, desde questões relacionadas com a sobre-exploração, como com a contaminação, dando igualmente informações sobre como gerir um aquífero para que tal não venha a suceder.

Caso o aquífero esteja já afectado, os alunos ficarão em condições de entender como poderão abordar a questão da remediação, ou tratamento desses aquíferos.
Pretende-se igualmente que os alunos tomem conhecimento da importância que as águas subterrâneas têm no ciclo hidrológico, nomeadamente no que se refere às inter-relações com as águas superficiais e no papel que desempenham em relação a ecossistemas aquáticos ou terrestres dependentes dessas águas.

Conteúdos Programáticos

Exploração racional, sobre-exploração, métodos de contaminação e protecção de aquíferos. Protecção de captações e definição de perímetros de protecção. Medidas de remediação em aquíferos. Aquíferos contaminados com metais. Remediação de hidrocarbonetos, componentes voláteis ou não voláteis, hidrocarbonetos densos ou leves.
Remediação de contaminantes orgânicos, solventes clorados, sulfatos, nitratos e outros. Metodologias para tratamento das águas subterrâneas: bioremediação, oxidação/redução química, "in situ flushing", "air sparging", barreiras reactivas permeáveis, electrocinética, métodos termais, vapor, tratamento por ultravioletas/oxidação, furos horizontais, furos de circulação vertical, fracturação hidráulica e pneumática aplicada à remediação de aquíferos, estabilização/solidificação, atenuação natural, etc.. Interacção águas subterrâneas/superficiais. Metodologia de identificação e sua importância no ciclo hidrológico. Ecossistemas dependentes de águas subterrâneas.

Métodos de Ensino

O ensino terá uma componente teórica, sobre as possíveis fontes poluidoras dos aquíferos, o tipo de poluição que pode atingir as águas subterrâneas e as diversas técnicas de remediação ou tratamento dos mesmos.
A componente prática da disciplina passa por visitas de campo a áreas contaminadas ou em descontaminação e por exercícios sobre situações concretas.
Avaliação contínua da componente teórica baseada em testes, ou possibilidade de exame escrito dessa componente teórica quando o aluno prescindir da avaliação contínua ou tem nota inferior a 8 no primeiro teste. Relatório escrito das componentes práticas e de campo.
Exame de recurso garantido em qualquer dos casos para a parte teórica. Possibilidade de melhoria dos relatórios escritos em recurso, no que respeita à parte prática.
A avaliação consta de 2 testes teóricos, com mínimo de 8 valores em cada um para poder ter aprovação.
A componente teórica entra com 50% do valor final da nota e a componente prática com os restantes 50%.

Bibliografia

Bedient PB, Rifai HS, Newell CJ 1999. Ground water contamination: transport and remediation. 604 p.
Cheremisinoff NP 2017. Groundwater Remediation: A Practical Guide for Environmental Engineers and Scientists. Wiley-Scrivener, 1st edition, 416 p.
Fetter CW 2008. Contaminant Hydrogeology, Waveland Pr Inc; 2nd edition, 500 p.
Gupta PK, Yadav B, Himanshu SK 2021. Advances in Remediation Techniques for Polluted Soils and Groundwater. Elsevier Science Publishing, 406 p.
Hardisty PE, Ozdemiroglu E 2005. The economy of groundwater remediation and protection, CRC Press, 336 p.
Powell AL (Ed) 2017. Groundwater Contamination. Nova Science Publishers Inc, 142 p.
Simon FG, Meggyes T, McDonald C 2002. Advanced ground-water remediation: active and passive technologies. Thomas Telford, London, 332 p.
Thornton S, Oswald SE 2002. Groundwater quality: natural and enhanced restoration of groundwater pollution. IAHS Proceedings & Reports, Nº 275, 604 p.

Equipa Docente