2023

Geologia e Património

Nome: Geologia e Património
Cód.: GEO13470M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos se apercebam, por um lado da importância da Geologia na evolução das Sociedades ao longo dos tempos e, por outro, da necessidade da preservação do Património Geológico. Uma vez cientes desta importância, é fundamental que eles sejam capazes de uma forma autónoma identificar o que se entende por Património Geológico na perspetiva dos diferentes públicos-alvo. Este aspeto é fundamental pois, os públicos a atingir vão condicionar a forma como o património deverá ser divulgado.

Os conhecimentos adquiridos irão ser testados com a análise de casos concretos de identificação de património geológico e a proposta de ações de divulgação. Um último aspeto a analisar prende-se com a necessidade de preservação do património geológico e das técnicas a utilizar.

Como se pretende que os alunos desenvolvam competências na análise crítica de projetos de divulgação científica serão visitados diversos exemplos, de geossítios, museus e geoparques.

Conteúdos Programáticos

1. A grande História; a importância da Geologia como condicionante do desenvolvimento das Sociedades através dos tempos.
2. Património Geológico; o que é? A grande diversidade dos aspetos relacionados com a Geologia, origina uma heterogeneidade acentuada do património geológico que, numa perspetiva mais ampla inclui a utilização dos materiais geológicos pelo Homem.
3. Património Geológico; a quem divulgar? Os diversos tipos de património são suscetíveis de interessar a diferentes públicos-alvo.
4. Património Geológico; como divulgar? A estratégia de divulgação científica a utilizar vai depender, não só do tipo de património, mas também do público que a atingir.
5. Património Geológico; como preservar? A fruição do património geológico pelo público implica normalmente riscos para a sua preservação que importa não só acautelar/mitigar, mas também intervir utilizando por vezes técnicas sofisticadas.
6. Património Geológico; estudos de casos (visita a geossítios, museus e/ou geoparques)

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos adquiram fortes competências na implementação de atividades nas várias vertentes do património geológico (PG), incluindo a divulgação científica. Por isso em todos os módulos de ensino os conhecimentos teóricos são alicerçados na análise de situações concretas em sala de aula; de cada tema os alunos apresentam um trabalho. No final há uma saída de 3 dias onde se visitam exemplos variados de utilização do património geológico. Esta metodologia reflecte-se no plano de trabalho da disciplina.

A avaliação é feita com base nos 6 relatórios apresentados individualmente pelos alunos.

Bibliografia

Alvarez, W. (2018). A viagem mais improvável. 256, Colecção Arte e Ciência, Universidade do Porto.
Black G., Gonggrijp, G. (1990). Fundamental thoughts on Earth-science conservation. Jb. Geol. B.-A. Band 133, Heft 4:655–657
Brilha, J. et al (2005). Definition of the Protuguese frameworks with interntional relevance as na input for the European geological heritage cheracterisation. Episodes, 28/3, 177–186.
Brilha, J. (2016). Inventory and Quantitative Assessment of Geosites and Geodiversity Sites: a Review. Geoheritage, 8, 119–134.
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