2023

Práticas de Património

Nome: Práticas de Património
Cód.: HIS12113L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A disciplina visa proporcionar aos estudantes, mediante a realização de um trabalho de campo, o contacto com os quotidianos, as agendas e os projetos de organizações ligadas ao património cultural.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos:
- Consolidar os conteúdos e ferramentas metodológicas adquiridas;
- Demonstrar conhecimento e compreensão das estruturas de organização e gestão de organizações
culturais, entreas quais as que têm responsabilidade deintervenção no Patrinónio Cultural.
Competências:
- Capacidade de integração em equipas de trabalho em contexto organizacional
- Capacidade para trabalhar em contextos equipas multidisciplinares
- Desenvolver capacidade de apreciação e crítica fundamentada
- Desenvolver a criatividade, o espírito de iniciativa e o interesse pela cultura
- Habilidade para comunicar o saber adquirido.

Conteúdos Programáticos

A UC pretende proporcionar aos alunos o contacto com quotidianos, as agendas e os projetos dos
organismos e instituições locais que atuam em diferentes contextos de ação no âmbito do património
cultural: gestão, salvaguarda, valorização promoção e divulgação junto de públicos diversos. Do tempo de
trabalho previsto para a UC, durante duas ou três semanas os alunos recolhem informações e
acompanham os trabalhos das ditas instituições e organismos, integrando as respetivas equipas de
profissionais, sobretudo como observadores críticos, com vista à elaboração de um relatório das
atividades.
Assim, durante o semestre, programa de trabalho da disciplina organiza-se do modo seguinte:
A):
- Identificação e escolha dos temas e das instituições onde os estudantes desenvolverão o trabalho
prático
- Conceção do plano de trabalho (objetivos e metodologias) adequado a cada caso
B)
- Execução do plano com acompanhamento por parte do doc. da UC.
C) Apresentação do relatório de auto-avaliação

Métodos de Ensino

A avaliação deverá contar com:
- relatório documentado das atividades desenvolvidas.
Trata-se de proporcionar um espaço de contacto direto com instituições, exigências e trabalho por
objetivos e em ambiente multidisciplinar. Exigirá do docente acompanhamento próximo da atividade. O
relatório deve ser discutido (“defendido”) perante um júri de UC e ter também um parecer da instituição de
acolhimento relativo ao desempenho do estudante.

Bibliografia

- BENDASSOLLI, P. F., WOOD Jr., T., KIRSCHBAUM, C., & CUNHA, M.P.(2009).,«Indústrias criativas:
definição, limites e possibilidades», Revista de Administração de Empresas, 49(1), pp. 10-18.
- COHEN, S. (2006). History out of joint: essays on the use and abuse of history, Baltimore: Johns Hopkins
University Press.
- COOKE, P.; PROPRIS, L.(2011). «A policy agenda for EU smart growth: the role of creative and cultural
industries», Policy Studies, Vol. 32, pp. 365-375.
- DE GROOT, J. (2008). Consuming history: historians and heritage in contemporary popular culture,
Abingdon, Oxon; New York: Routledge.
- HARRISON, R. 2013. Heritage. Critical Approaches. London: Routledge
- ASHWORTH, G.J., TUNBRIDGE, J.E. (2011). The tourist Historic city., NY; Routledge.
-TORRE, M.de la (ed.) (2008). Assessing the Values of Cultural Heritage, Research Report., Los Angeles:
The Getty Conservation Institute.
- SOROENSEN,M.L, CARMAN, J. Carman (2009). Heritage Studies; Methods and Approaches.NY: Routledge