2025
Organização Didática do Ensino da Matemática
Nome: Organização Didática do Ensino da Matemática
Cód.: PED11198M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O1- Aprofundar conhecimentos concretos relativos à concretização da prática lectiva, nomeadamente no que diz respeito à planificação e condução de situações de ensino-aprendizagem
O2- Desenvolver a competência de realizar planificações com diferentes alcances e focos e segundo diferentes modelos de ensino-aprendizagem, e acautelando diferenças de aprendizagem dos alunos;
O3- Compreender a importância da planificação como estratégia para o desenvolvimento curricular e fator do seu (in)sucesso
O4- Conhecer recursos diversos a mobilizar na preparação da atividade letiva
O5- Desenvolver a capacidade de análise de situações de ensino aprendizagem, e de identificação dos fatores do seu (in)sucesso
O6- Desenvolver atitudes e práticas de inovação pedagógica e de abertura à mudança relacionadas com o desenvolvimento curricular
O2- Desenvolver a competência de realizar planificações com diferentes alcances e focos e segundo diferentes modelos de ensino-aprendizagem, e acautelando diferenças de aprendizagem dos alunos;
O3- Compreender a importância da planificação como estratégia para o desenvolvimento curricular e fator do seu (in)sucesso
O4- Conhecer recursos diversos a mobilizar na preparação da atividade letiva
O5- Desenvolver a capacidade de análise de situações de ensino aprendizagem, e de identificação dos fatores do seu (in)sucesso
O6- Desenvolver atitudes e práticas de inovação pedagógica e de abertura à mudança relacionadas com o desenvolvimento curricular
Conteúdos Programáticos
C1- A planificação de situações de ensino-aprendizagem
C2- Trajectórias de aprendizagem
C3- Planificação do ensino de natureza exploratória
C4- Recursos para a planificação
C2- Trajectórias de aprendizagem
C3- Planificação do ensino de natureza exploratória
C4- Recursos para a planificação
Métodos de Ensino
As atividades a realizar nas aulas serão diversificadas, combinando momentos da responsabilidade dos docentes e da responsabilidade dos alunos. Para além da exposição e promoção da discussão dirigida pelos professores, existirão apresentações e discussões promovidas pelos alunos, resultantes de trabalhos de grupo. Este trabalho exigirá iniciativa e investimento pessoal, mas será apoiado por recursos e leituras recomendadas pelos docentes.
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua
Este regime pretende valorizar uma postura de avaliação formativa ao longo do semestre e, naturalmente, incluirá vários elementos recolhidos em diversos momentos e incidindo sobre os diferentes temas abordados na unidade curricular.
Como elementos de avaliação serão contemplados:
A ? Assiduidade e pontualidade
B ? Trabalho de grupo (apresentação e discussão oral na aula)
C ? Trabalho individual escrito (relatório crítico de implementação de aulas)
Para a obtenção da classificação final serão ponderadas as diferentes componentes, segundo a fórmula:
NF= (A + 5xB + 4xC) /10
Regime por Exame Final
Poderão apresentar-se a exame os alunos que tenham optado por essa modalidade de acordo com o estipulado no Regulamento Académico. O exame implicará a realização de uma prova escrita (PE) que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos e da discussão oral (DO) da mesma. Neste caso, a classificação final resulta da aplicação da seguinte fórmula:
NF= (5xPE + 5xDO) /10
Este regime pretende valorizar uma postura de avaliação formativa ao longo do semestre e, naturalmente, incluirá vários elementos recolhidos em diversos momentos e incidindo sobre os diferentes temas abordados na unidade curricular.
Como elementos de avaliação serão contemplados:
A ? Assiduidade e pontualidade
B ? Trabalho de grupo (apresentação e discussão oral na aula)
C ? Trabalho individual escrito (relatório crítico de implementação de aulas)
Para a obtenção da classificação final serão ponderadas as diferentes componentes, segundo a fórmula:
NF= (A + 5xB + 4xC) /10
Regime por Exame Final
Poderão apresentar-se a exame os alunos que tenham optado por essa modalidade de acordo com o estipulado no Regulamento Académico. O exame implicará a realização de uma prova escrita (PE) que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos e da discussão oral (DO) da mesma. Neste caso, a classificação final resulta da aplicação da seguinte fórmula:
NF= (5xPE + 5xDO) /10
Bibliografia
- J. Remillard, B. Herbel-Eisenmann, & G. Lloyd (Eds.) (2009), Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. Routledge.
- Latas, J., Borralho, A. & Barbosa, E. (2024). Roadmap RAFA: Da Avaliação à Inovação Pedagógica em Sala de Aula. UEvora.
- Lucena, I. & Borralho, A. (2023) (org.). Ensino, Avaliação e Aprendizagem: Da Sala de Aula à Formação Docente. LF
- NCTM (2017). Princípios para a Ação: Assegurar a Todos o Sucesso em Matemática (tradução portuguesa). APM
- Stein, M. K., & Smith, M. S. (1998). Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, 3(4), 268-275.
- Stein, M.; Engle, R.; Smith, M. & Hughes, E. (2008). Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, 10, 313?340.
- Zabalza, M. A. (1992). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: Edições ASA.
- Latas, J., Borralho, A. & Barbosa, E. (2024). Roadmap RAFA: Da Avaliação à Inovação Pedagógica em Sala de Aula. UEvora.
- Lucena, I. & Borralho, A. (2023) (org.). Ensino, Avaliação e Aprendizagem: Da Sala de Aula à Formação Docente. LF
- NCTM (2017). Princípios para a Ação: Assegurar a Todos o Sucesso em Matemática (tradução portuguesa). APM
- Stein, M. K., & Smith, M. S. (1998). Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, 3(4), 268-275.
- Stein, M.; Engle, R.; Smith, M. & Hughes, E. (2008). Orchestrating Productive Mathematical Discussions: Five Practices for Helping Teachers Move Beyond Show and Tell. Mathematical Thinking and Learning, 10, 313?340.
- Zabalza, M. A. (1992). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: Edições ASA.
Equipa Docente
- António Manuel Águas Borralho [responsável]