2025

Didática da Matemática

Nome: Didática da Matemática
Cód.: PED11195M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1-Aprofundar conhecimentos sobre as orientações programáticas da Matemática no ensino básico e no secundário
O2-Conhecer aspetos fundamentais do ensino dos temas matemáticos, bem como dos processos matemáticos transversais e competências gerais
O3-Conhecer tarefas adequadas para o ensino da Matemática e ser capaz de adaptar/conceber diferentes tipos de tarefas
O4-Conhecer potencialidades das tecnologias digitais como recursos para a aprendizagem da Matemática e ser capaz de as usar efetivamente no ensino
O5-Compreender a relevância do processo de avaliação na melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem
O6-Conhecer modelos de ensino da Matemática e desenvolver a capacidade de perspetivar as suas implicações para a aprendizagem da Matemática pelos alunos
O7-Desenvolver a capacidade de problematizar desafios do ensino da Matemática e de valorizar a investigação como recurso para o desenvolvimento profissional

Conteúdos Programáticos

C1- Os programas de Matemática do 3º ciclo do ensino Básico e do ensino secundário
C2- Temas matemáticos no ensino da Matemática e sua abordagem (Números, Dados e Probabilidades, Álgebra, Geometria).
C3- Capacidades transversais no ensino da Matemática e competências gerais
C4- Tarefas matemáticas como suporte para a aprendizagem da Matemática (resolução de problemas, investigações, modelação, exercícios, projetos, jogos)
C5- Recursos para a aprendizagem da Matemática (manipuláveis, softwares, calculadoras)
C6-Avaliação das e para as aprendizagens
C7- Metodologias de trabalho para a sala de aula (trabalho de grupo, individual, com coletivo da turma)
C8- Modelos de desenvolvimento do currículo de Matemática (do ensino expositivo ao ensino exploratório da Matemática)

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular prevê a utilização de metodologias que apelem ao envolvimento dos alunos, sem o qual não será possível cumprir os objetivos a que se propõe. A qualidade do trabalho a realizar depende sobretudo da implicação e intervenção dos alunos nas atividades propostas, em particular, durante as aulas. Assim, será continuamente solicitada a participação dos alunos através da realização de tarefas diversas. Estas tarefas poderão ou não implicar uma preparação prévia (por exemplo, leitura de um texto, recolha de dados, resolução de um problema, construção de um material,...), serão variadas na sua natureza (análise, discussão, crítica, produção,...), e contemplarão diversas formas de trabalho (trabalho individual, de pequenos grupos, na grande turma).

Avaliação

A avaliação nesta unidade curricular segue as normas gerais em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no RA - Regulamento Académico (Despacho nº7/2019).
Sendo esta unidade curricular de natureza teórico-prática, é obrigatória a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas (RA, artigo, 97º, ponto 1.).
O trabalhador-estudante deve (RA, artigo 38º, ponto 5.) contactar o docente da unidade curricular nos quinze dias após a obtenção dessa condição, de forma a informá-lo da mesma sob risco de não se aplicar o regime especial frequência e de avaliação (RA, artigo 38º, ponto 2.).
Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação por exame final (RA, artigo 102º, ponto 10.), sendo o primeiro o mais adequado tendo em conta a natureza da unidade curricular (RA, artigo 102º, ponto 13.).

Regime de Avaliação Contínua
Este regime pretende valorizar uma postura de avaliação formativa ao longo do semestre e, naturalmente, incluirá vários elementos recolhidos em diversas alturas e incidindo sobre os diferentes temas abordados na unidade curricular.
Como elementos de avaliação serão contemplados:
P ? Assiduidade e pontualidade (10%)
TG ? Trabalho de grupo (inclui relatório escrito e apresentação e discussão oral na aula) (30%)
TA ? Pequenas tarefas realizadas em sala de aula (20%)
RC ? Ensaio escrito final (40%)
Para a obtenção da classificação final serão ponderadas as diferentes componentes, segundo a fórmula:
NF= (10xP + 30xTG + 20xTA + 40xRC)/100

Regime de Avaliação Final (Exame)
Poderão apresentar-se a exame os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que, tendo optado pelo regime de avaliação contínua, não tenham obtido classificação superior a 10 nas provas designadas por A, B ou C no regime de avaliação contínua. O exame implica a realização de uma prova escrita que incide sobre todos os conteúdos programáticos e a realização de uma prova prática, relativa à resolução de tarefas práticas (conforme previsto no RA, artigo 102º, ponto 6.). Neste caso, a nota da unidade curricular coincidirá com a média aritmética obtidas nas duas provas, a escrita e a prática.

Bibliografia

- Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. ME/DGIDC
- Borralho, A. (2021). Avaliação pedagógica e avaliação em larga escala: Perspectivas, limites e relações. In T. Pereira (org.), Avaliação Pedagógica: Limites e Possibilidades (pp. 13-32). CRV.
- Clements, M.A., Bishop, A., Keitel-Kreidt, C., Kilpatrick, J. & Leung, F.K.-S. (Eds.) (2013). Third International Handbook of Mathematics Education. Springer
- Canavarro, A. P., Moreira, D. & Rocha, M. I. (Eds.) (2008). Tecnologias e Educação Matemática. SEM/SPCE
- NCTM (2014). Princípios para a Ação: Assegurar o Sucesso de todos os Alunos. APM
- Latas, J., Borralho, A. & Barbosa, E. (2024). Roadmap RAFA. Da avaliação à inovação pedagógica em sala de aula. UÉvora

Equipa Docente