2025

Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música

Nome: Seminário de Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música
Cód.: MUS15875M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a identidade artística individual em articulação com a prática docente no ensino vocacional da música.
? Adquirir competências de investigação e reflexão crítica sobre modelos educativos e práticas pedagógico-musicais.
? Aplicar estratégias específicas de ensino em aula individual e música de câmara, ajustadas às diferentes faixas etárias.
? Analisar criticamente conteúdos programáticos, critérios de avaliação, aspetos estéticos e interpretativos.
? Integrar repertório adequado às exigências pedagógicas e artísticas do ensino especializado da música.
? Perspetivar formas de atuação educativa sustentadas numa abordagem criativa e reflexiva.
? Desenvolver competências de planificação, observação e intervenção pedagógica em contextos individuais e de câmara.
? Valorizar a autonomia e criatividade do futuro docente na construção da sua prática educativa.

Conteúdos Programáticos

- A racionalidade e a sistematização como paradigmas básicos da ação educativa;
- Questões científicas para a verificação e correção de abordagens ao ensino vocacional da música em contexto de aula individual e de música de câmara;
- Abordagem a técnicas de ensino da área da docência e as suas especificidades de acordo com os diferentes graus de ensino e respetivos grupos etários;
- Considerações de ordem crítica a metodologias existentes para cada área específica;
- A concentração na aula individual, a motivação de tocar em pequenas formações instrumentais e resolução de fatores exteriores à execução musical;
- Métodos de ensino - aprendizagem em diferentes contextos.

Métodos de Ensino

As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, análise de situações relatadas ou experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada em dados e exemplos da investigação realizada nesta área, em momentos de trabalho individual e de trabalho colaborativo. Nas situações de aprendizagem são mobilizados diferentes recursos (Partituras, vídeos, áudios, observação direta).
A equipa docente mobiliza instrumentos facilitadores da autonomia e autorregulação das aprendizagens.
Prevê-se a participação de especialistas de diversos instrumentos  que contribuem para a diversificação de experiências de aprendizagem e um maior enriquecimento da formação.

Avaliação

Avaliação:
1. Contínua:
- Assiduidade: 20%
- Participação interactiva nas aulas: 20%
- Trabalho escrito 1 e respectiva apresentação: 60%
2. Final:
- Teste escrito: 100%

Bibliografia

Bachmann, Marie-Laure (1998). La rítmica Jacques-Dalcroze. Una educación por la música y para la música. Pirámide.
Caspurro, H., (2006). Efeitos da aprendizagem da audição da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação. (Dissertação de Doutoramento, Universidade de Aveiro.)
Colwell, Richard and Webster, P., (2011). MENC Handbook of research on music learning. Volume 2: Applications, OUP.
Godinho, José C., (2005). Era Uma Vez a Música...6. Santillana.
Gordon, Edwin E., (2008). Teoria de Aprendizagem Musical para Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar. FCG.
Jaques-Dalcroze, Emile, (1966). Educación del sentido rítmico. Trad. Juan Jorge Thomas. Buenos Aires: Kapelusz.
Mead, Virginia H., (1994), Eurhythmics, Schott.
Pereira, E., (2020). Análise biomecânica dos níveis de angulação da mão esquerda de um violinista: proposta de um modelo anatómico-funcional do posicionamento da mão esquerda. (Dissertação de Doutoramento, U. Évora.)