2025
Fisiologia e prescrição do exercício em pessoas idosas
Nome: Fisiologia e prescrição do exercício em pessoas idosas
Cód.: DES14863M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimentos
1.Conhecer as repercussões bio-psico-sociais do envelhecimento
2.Conhecer a fisiologia do envelhecimento e implicações na prescrição do exercício
3.Perceber a relação entre aptidão física e capacidade funcional das pessoas idosas (PI) e os respetivos fatores moderadores e mediadores
4.Conhecer as recomendações de exercício para o envelhecimento ótimo, manutenção da capacidade funcional e síndromes específicos (e.g., fragilidade, déficit cognitivo)
5.Conhecer os testes disponíveis para avaliar o estado funcional das PI
Aptidões e Competências
1.Planear o exercício de acordo com os objetivos pretendidos, por exemplo prevenção primária, melhoria da aptidão física ou tratamento de doença
2.Ser capaz de individualizar o exercício e controlar os seus efeitos
3.Planear exercícios apropriados para as principais componentes (e.g., marcha, força, aeróbico, equilíbrio)
4.Selecionar e aplicar testes/protocolos de avaliação funcional e usar a informação para prescrever exercício par
1.Conhecer as repercussões bio-psico-sociais do envelhecimento
2.Conhecer a fisiologia do envelhecimento e implicações na prescrição do exercício
3.Perceber a relação entre aptidão física e capacidade funcional das pessoas idosas (PI) e os respetivos fatores moderadores e mediadores
4.Conhecer as recomendações de exercício para o envelhecimento ótimo, manutenção da capacidade funcional e síndromes específicos (e.g., fragilidade, déficit cognitivo)
5.Conhecer os testes disponíveis para avaliar o estado funcional das PI
Aptidões e Competências
1.Planear o exercício de acordo com os objetivos pretendidos, por exemplo prevenção primária, melhoria da aptidão física ou tratamento de doença
2.Ser capaz de individualizar o exercício e controlar os seus efeitos
3.Planear exercícios apropriados para as principais componentes (e.g., marcha, força, aeróbico, equilíbrio)
4.Selecionar e aplicar testes/protocolos de avaliação funcional e usar a informação para prescrever exercício par
Conteúdos Programáticos
1. Sistemas fisiológicos, alterações relacionadas com a idade e o papel da atividade física
-Sistema cardiovascular
-Sistema metabólico
-Sistema nervoso
-Sistemas sensoriais
-Sistema endócrino
2.Doenças, síndromas e atividade física
-Diabetes e outras doenças metabólicas
-Osteroporose
-Osteoartrite
-Saúde mental
-Fragilidade e Sarcopénia
-Quedas
3.Fenótipos saudável e não saudável do envelhecimento e fatores influenciadores
4.Aptidão física, capacidade funcional e envelhecimento saudável
5.Recomendações de atividade física e exercício para pessoas idosas
6.Treino de modalidades específicas do exercício
-Aptidão aeróbica
-Força
-Equilíbrio
-Marcha e mobilidade
-Treino multicomponente
-Dupla-tarefa
7.Variabilidade inter-individual e heterogeneidade da dose-resposta ao exercício
-Intervenção na comunidade e em estruturas residenciais
-Recomendações para pessoas idosas frágeis
8.Avaliação física e motora
9.Adesão ao exercício e medidas de segurança
-Sistema cardiovascular
-Sistema metabólico
-Sistema nervoso
-Sistemas sensoriais
-Sistema endócrino
2.Doenças, síndromas e atividade física
-Diabetes e outras doenças metabólicas
-Osteroporose
-Osteoartrite
-Saúde mental
-Fragilidade e Sarcopénia
-Quedas
3.Fenótipos saudável e não saudável do envelhecimento e fatores influenciadores
4.Aptidão física, capacidade funcional e envelhecimento saudável
5.Recomendações de atividade física e exercício para pessoas idosas
6.Treino de modalidades específicas do exercício
-Aptidão aeróbica
-Força
-Equilíbrio
-Marcha e mobilidade
-Treino multicomponente
-Dupla-tarefa
7.Variabilidade inter-individual e heterogeneidade da dose-resposta ao exercício
-Intervenção na comunidade e em estruturas residenciais
-Recomendações para pessoas idosas frágeis
8.Avaliação física e motora
9.Adesão ao exercício e medidas de segurança
Métodos de Ensino
Modelo de ensino centrado no estudante, com estratégias pedagógicas ativas, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacam-se as estratégias:
-exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates, visionamento de vídeos
-articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos
-utilização de recursos digitais interativos, incluindo a plataforma Moodle e softwares colaborativos (e.g., Google sheets e Padlet).
-abordagem colaborativa baseada no team-based learning, para se analisarem/discutirem diversos problemas/casos, culminando com a prescrição de exercício considerada mais adequada
-articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos nos mesmos
-aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação junto de pessoas idosas na comunidade e/ou em contexto residencial
-exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates, visionamento de vídeos
-articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos
-utilização de recursos digitais interativos, incluindo a plataforma Moodle e softwares colaborativos (e.g., Google sheets e Padlet).
-abordagem colaborativa baseada no team-based learning, para se analisarem/discutirem diversos problemas/casos, culminando com a prescrição de exercício considerada mais adequada
-articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos nos mesmos
-aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação junto de pessoas idosas na comunidade e/ou em contexto residencial
Avaliação
Avaliação (contínua ou por exame final)
>50% teste
>50% trabalho de aplicação
-Teste. Incide sobre os conteúdos lecionados, por exemplo propostas de avaliação do estado funcional de pessoas idosas, propostas de exercício para situações-exemplo e o ensaio reflexivo e crítico sob próprias aulas.
-Trabalho de aplicação. Planeamento de uma sessão de exercício (30-40 min) para pessoas idosas, que inclui as componentes aptidão cardiorrespiratória, força, equilíbrio, flexibilidade, marcha, agilidade e dupla-tarefa. Todas as componentes incluem exercícios em pé e na cadeira. O trabalho consiste na gravação de um vídeo com a dinamização (pelos estudantes) de uma sessão de exercício com pessoas idosas; esta sessão é precedida por um momento de aprendizagem colaborativa na aula, em que a sessão de exercício é apresentada, praticada e debatida pelos estudantes (e professor), podendo ser posteriormente ajustada.
O trabalho de aplicação é realizado em grupo (dois estudantes, preferencialmente) na
>50% teste
>50% trabalho de aplicação
-Teste. Incide sobre os conteúdos lecionados, por exemplo propostas de avaliação do estado funcional de pessoas idosas, propostas de exercício para situações-exemplo e o ensaio reflexivo e crítico sob próprias aulas.
-Trabalho de aplicação. Planeamento de uma sessão de exercício (30-40 min) para pessoas idosas, que inclui as componentes aptidão cardiorrespiratória, força, equilíbrio, flexibilidade, marcha, agilidade e dupla-tarefa. Todas as componentes incluem exercícios em pé e na cadeira. O trabalho consiste na gravação de um vídeo com a dinamização (pelos estudantes) de uma sessão de exercício com pessoas idosas; esta sessão é precedida por um momento de aprendizagem colaborativa na aula, em que a sessão de exercício é apresentada, praticada e debatida pelos estudantes (e professor), podendo ser posteriormente ajustada.
O trabalho de aplicação é realizado em grupo (dois estudantes, preferencialmente) na
Bibliografia
Galhardas, L., Raimundo, A., Del Pozo-Cruz, J.; Marmeleira, J. (2022). Physical and Motor Fitness Tests for Older Adults Living in Nursing Homes: A Systematic Review. IJERPH, 19(9), 5058. https://doi.org/10.3390/ijerph19095058
Izquierdo, M., Merchant, R.A., Morley, J.E. et al. (2021). International Exercise Recommendations in Older Adults: Expert Consensus Guidelines. J Nutr Health Aging 25, 824853 https://doi.org/10.1007/s12603-021-1665-8
Marmeleira, J., Galhardas, L., & Raimundo, A. (2018). Exercise merging physical and cognitive stimulation improves physical fitness and cognitive functioning in older nursing home residents: a pilot study. Geriatric nursing 39(3), 303309. https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2017.10.015
Printes, C., Costa, A., Marmeleira, J., & Carús, P. (2016). Gerontomotricidade: Programa de exercícios para pessoas idosas. Lisboa: Self PT. ISBN: 9789898853042.
Taylor, A.W. (2022). Physiology of Exercise and Healthy Aging (2nd edition). Champaign, IL: Human Kin
Izquierdo, M., Merchant, R.A., Morley, J.E. et al. (2021). International Exercise Recommendations in Older Adults: Expert Consensus Guidelines. J Nutr Health Aging 25, 824853 https://doi.org/10.1007/s12603-021-1665-8
Marmeleira, J., Galhardas, L., & Raimundo, A. (2018). Exercise merging physical and cognitive stimulation improves physical fitness and cognitive functioning in older nursing home residents: a pilot study. Geriatric nursing 39(3), 303309. https://doi.org/10.1016/j.gerinurse.2017.10.015
Printes, C., Costa, A., Marmeleira, J., & Carús, P. (2016). Gerontomotricidade: Programa de exercícios para pessoas idosas. Lisboa: Self PT. ISBN: 9789898853042.
Taylor, A.W. (2022). Physiology of Exercise and Healthy Aging (2nd edition). Champaign, IL: Human Kin
Equipa Docente
- José Francisco Filipe Marmeleira [responsável]