2025

Fisiologia e prescrição do exercício em pessoas idosas

Nome: Fisiologia e prescrição do exercício em pessoas idosas
Cód.: DES14863M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos
1.Conhecer as repercussões bio-psico-sociais do envelhecimento
2.Conhecer a fisiologia do envelhecimento e implicações na prescrição do exercício
3.Perceber a relação entre aptidão física e capacidade funcional das pessoas idosas (PI) e os respetivos fatores moderadores e mediadores
4.Conhecer as recomendações de exercício para o envelhecimento ótimo, manutenção da capacidade funcional e síndromes específicos (e.g., fragilidade, déficit cognitivo)
5.Conhecer os testes disponíveis para avaliar o estado funcional das PI

Aptidões e Competências
1.Planear o exercício de acordo com os objetivos pretendidos, por exemplo prevenção primária, melhoria da aptidão física ou tratamento de doença
2.Ser capaz de individualizar o exercício e controlar os seus efeitos
3.Planear exercícios apropriados para as principais componentes (e.g., marcha, força, aeróbico, equilíbrio)
4.Selecionar e aplicar testes/protocolos de avaliação funcional e usar a informação para prescrever exercício par

Conteúdos Programáticos

1. Sistemas fisiológicos, alterações relacionadas com a idade e o papel da atividade física
-Sistema cardiovascular
-Sistema metabólico
-Sistema nervoso
-Sistemas sensoriais
-Sistema endócrino

2.Doenças, síndromas e atividade física
-Diabetes e outras doenças metabólicas
-Osteroporose
-Osteoartrite
-Saúde mental
-Fragilidade e Sarcopénia
-Quedas

3.Fenótipos saudável e não saudável do envelhecimento e fatores influenciadores

4.Aptidão física, capacidade funcional e envelhecimento saudável

5.Recomendações de atividade física e exercício para pessoas idosas

6.Treino de modalidades específicas do exercício
-Aptidão aeróbica
-Força
-Equilíbrio
-Marcha e mobilidade
-Treino multicomponente
-Dupla-tarefa

7.Variabilidade inter-individual e heterogeneidade da dose-resposta ao exercício
-Intervenção na comunidade e em estruturas residenciais
-Recomendações para pessoas idosas frágeis

8.Avaliação física e motora

9.Adesão ao exercício e medidas de segurança

Métodos de Ensino

Modelo de ensino centrado no estudante, com estratégias pedagógicas ativas, tornando implícitas as relações entre o currículo e a sua aplicabilidade aos problemas reais. Destacam-se as estratégias:
-exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, debates, visionamento de vídeos
-articulação entre momentos de fala e recursos audiovisuais que facilitem a compreensão, a atenção e impliquem a participação ativa dos alunos
-utilização de recursos digitais interativos, incluindo a plataforma Moodle e softwares colaborativos (e.g., Google sheets e Padlet).
-abordagem colaborativa baseada no team-based learning, para se analisarem/discutirem diversos problemas/casos, culminando com a prescrição de exercício considerada mais adequada
-articulação entre ensino e investigação, divulgando projetos de I&D e provendo a participação dos alunos nos mesmos
-aprendizagem situada, através da realização de trabalhos de aplicação junto de pessoas idosas na comunidade e/ou em contexto residencial

Avaliação

Avaliação (contínua ou por exame final)

>50% teste
>50% trabalho de aplicação

-Teste. Incide sobre os conteúdos lecionados, por exemplo propostas de avaliação do estado funcional de pessoas idosas, propostas de exercício para situações-exemplo e o ensaio reflexivo e crítico sob próprias aulas.
-Trabalho de aplicação. Planeamento de uma sessão de exercício (30-40 min) para pessoas idosas, que inclui as componentes aptidão cardiorrespiratória, força, equilíbrio, flexibilidade, marcha, agilidade e dupla-tarefa. Todas as componentes incluem exercícios em pé e na cadeira. O trabalho consiste na gravação de um vídeo com a dinamização (pelos estudantes) de uma sessão de exercício com pessoas idosas; esta sessão é precedida por um momento de aprendizagem colaborativa na aula, em que a sessão de exercício é apresentada, praticada e debatida pelos estudantes (e professor), podendo ser posteriormente ajustada.

O trabalho de aplicação é realizado em grupo (dois estudantes, preferencialmente) na

Bibliografia

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Printes, C., Costa, A., Marmeleira, J., & Carús, P. (2016). Gerontomotricidade: Programa de exercícios para pessoas idosas. Lisboa: Self PT. ISBN: 9789898853042.

Taylor, A.W. (2022). Physiology of Exercise and Healthy Aging (2nd edition). Champaign, IL: Human Kin

Equipa Docente