2023

Literatura Inglesa I

Nome: Literatura Inglesa I
Cód.: LLT10862L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Estudo transdisicplinar da literatura, informado por uma abordagem estética e por análise de práticas sociais e culturais. Focado em debates sobre questões de representação e de identidade, a unidade curricular trabalha obras literárias de vários géneros dos séculos XIX e XX.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Fornecer uma perspectiva histórico-cultural e teórico-literária da literatura inglesa, dotando os estudantes de competências e de ferramentas para entender o contexto literário de obras e temas.
2. Estudar questões de representação do eu, formas de sensibilidade e de experiência que constroem as narrativas como comunidades conhecíveis, construindo nelas uma imagem de si e da sociedade.
3. Estudar os debates atuais sobre questões de identidade e cultura
4. Estudar a construção e emergência do eu no contexto artístico e social;
5. Analisar as interrelações entre áreas da experiência individual e social, da esfera pública e privada e as formações históricas e estruturas sociais.
Os alunos deverão adquirir a capacidade de trabalhar de forma autónoma e de ser leitores mais competentes, bem como a capacidade de discutir e emitir opiniões usando a terminologia adequada, valorizando o pensamento teórico aliado à prática e sabendo aplicar os conceitos literários e culturais de forma adequada.

Conteúdos Programáticos

1. Breve perspetiva da História da Literatura Inglesa;
2. Questões de representação, identidade e ficcionalidade – vidas tornadas histórias;
a. A literatura como uma pluralidade de mundo distintos e possíveis;
b. A construção do Eu na literatura;
3. Os contextos de experiência e a construção de paisagens culturais;
4. A era medieval: a religião e o indivíduo;
5. O período Romântico: a interioridade do Eu;
a. A natureza e a experiência da subjetividade;
b. Imaginação e criatividade;
6. A época vitoriana: tempos de transição
a. A emergência do Eu nos contextos sociais – o indivíduo e a sociedade;
7. A Modernidade: identidade em questão.

Métodos de Ensino

A leccionação da unidade curricular é sempre realizada em língua inglesa e assenta em sessões presencias de tipo teórico-prático, preparadas através de leituras prévias que suscitem o debate em aula e o diálogo à volta de questões pertinentes do programa, bem como a compreensão plena dos tópicos propostos. Assim, reputa-se como fundamental o gradual trabalho autónomo do estudante e o seu empenhamento fora das horas formais de ensino. Poderão ocorrer trabalhos individuais ou em grupo escritos e/ou orais. A avaliação é preferencialmente contínua (2 momentos - 50%+50%), de acordo com as normas estabelecidas pelos regulamentos de avaliação. A avaliação também poderá ser final através de um exame escrito (100%) no final do semestre, o qual se rege pelas normas supra mencionadas.

Bibliografia

Chaucer, G. The Prologue to the Wife of Bath. In The Canterbury Tales. (disponível online)
Poemas selecionados da obra lírica de Blake, Wordsworth, Coleridge, Shelley, Keats e Byron
Romances de autores dos séculos XIX e XX.

Alexander, Michael (2013). A History of English Literature. Basingstoke: Palgrave Macmillan
Chandler, James (ed.) (2012). The Cambridge History of English Romantic Literature. Cambridge: CUP.
Childs, Peter. (2005). Contemporary Novelists. British Fiction since 1970. Basingstoke: Palgrave Macmillan
Dentith, Simon (2016). Nineteenth-century British Literature Then and Now. London and New York:. Routledge
Flint, Kate (2016). The Cambridge History of Victorian Literature. Cambridge: Cambridge University Press
Frederico R. Annette (ed.) 2020. My Victorian Novel, Critical Essays in the Personal Voice. Columbia: University of Missouri Press.
Millner, Andrew. (2005). Literature, Culture ad Society. New York: Routledege.

Equipa Docente