2023

Estudos Interculturais

Nome: Estudos Interculturais
Cód.: LLT10838L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Disciplina do curso de Línguas e Literaturas, que é leccionada no último ano. Todos os outros elementos são fornecidos nos artigos acima descritos. Os conteúdos programáticos acima enunciados estão desactualizados.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

– Adquirir uma noção sólida de cultura.
– Perspetivar os principais tópicos da cultura europeia e ocidental desde o Renascimento até à actualidade.
– Interpretar de forma pessoal e criativa os tópicos tratados.
– Contactar os seguintes autores: Ribeiro Sanches; Francis Bacon; René Descartes; Espinosa; John Locke, Isac Newton; Montesquieu; Voltaire; Rousseau; Luís António Verney; F. Schlegel; Camilo Castelo Branco; Auguste Comte; S. Freud; André Breton.
– Contactar os seguintes tópicos: Descobrimentos ibéricos; Iluminismo; a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa; Romantismo; Realismo e Positivismo; Modernismo e Vanguardas; Surrealismo; a questão ecológica.
– Facultar ao formando uma abordagem da cultura ocidental que o leve a compreender a atualidade dos seus valores.

Conteúdos Programáticos

Diferentes significados de cultura.
A ideia de nação: memória, tempo e espaço
Cultura, Arte e comunicação: literacias e práticas culturais
Globalização e cultura: questões de identidade cultural
Dimensões e diversidade cultural: uma abordagem comparativa
Cultura e discursos: diálogos interdisciplinares
Ciência, Cultura e Arte: a harmonia do saber
Olhares cruzados sobre a identidade moderna nacional e transnacional

Métodos de Ensino

O funcionamento contempla metodologias de trabalho diversas, próprias a uma aula teórico-prática: sessões de exposição dos conteúdos e de esclarecimento de dúvidas; debates de questões específicas aos conteúdos; leituras críticas de textos seleccionados; exposições orais por parte do formando relativas aos pontos tratados. Será feita uma avaliação contínua com uma frequência escrita, em data a combinar e realizada na sala de aula, e um trabalho livre e pessoal de investigação sobre um tema do programa, que resulte dos pequenos trabalhos parcelares entretanto realizados pelos formandos nas aulas. A percentagem a atribuir a cada um destes elementos depende das indicações internas, sendo hoje de igual valor (50%) para cada um deles. Em alternativa pode o aluno optar por um regime de exame, realizando a cadeira através duma única prova escrita final. Resta ainda a possibilidade dum exame de recurso, em segunda chamada para os alunos que não tenham realizado com aproveitamento a cadeira.

Bibliografia

Béguin, Albert, L’Âme Romantique et le Rêve, Paris, José Corti, 1991 (1.ª ed. 1939).
Breton, Manifestos do Surrealismo (trad. Pedro Tamen), Lisboa, Moraes editores, 1969.
Cesariny, Mário, A Intervenção Surrealista, Lisboa, Ulisseia, 1966 (red. 1997).
Descartes, René, Discurso do Método – As Paixões da Alma, trad. Newton de Macedo, Lisboa, Sá da Costa, 1980 (9.ª ed.).
Freud, Sigmund, Ma Vie et la Psychanalyse, trad. Marie Bonaparte, Paris, Gallimard, 1950.
Martins, Oliveira, Elementos de Antropologia, 7ª ed., Lisboa, Guimarães Editores, 1954.
Miles, Rosalind, The Women’s History of the World, Harper Collins, 1990.
Moreira, Adriano, Teoria das Relações Internacionais, 6ª ed., Coimbra, Almedina, 2008.
Saraiva, António José, O que é a Cultura, Lisboa, Gradiva, 2003.
Thieghem, Paul Van, Le Romantisme dans la Littérature Européenne, Paris, s/d.
Wells, H. G., História Universal [The Outline of History], trad. Anísio Teixeira, 3 vols., Lisboa, Livros do Brasil, s/d [ed. original de 1932].

Equipa Docente