2023

Geotecnia em Vias de Comunicação

Nome: Geotecnia em Vias de Comunicação
Cód.: GEO12519M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Engenharia Geológica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Abordagem dos principais aspetos relacionados com as vias de comunicação e desenvolvimento de competências em geotecnia de infraestruturas de transporte, para apoio à compreensão e solução de problemas geotécnicos associados ao projeto e construção deste tipo de obras de engenharia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Criar competências em geotecnia nas diversas vertentes relacionadas com as vias de comunicação, sobretudo nos aspetos necessários ao desenvolvimento das diversas fases deste tipo de obras.
Os alunos devem:
Conhecer as metodologias utilizadas na elaboração de projetos, realização e controlo da construção e monitorização das obras, quer em fase de obra, quer em fase de exploração;
Compreender a interação entre os diversos fatores intervenientes nos processos; desenvolver pesquisa de forma autónoma de modo a resolver situações novas;
Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações e em contextos pluridisciplinares
Analisar de forma critica os projetos, através dos conhecimentos previamente adquiridos
Propor medidas, estudos e soluções a implementar em cada situação e, avaliar as implicações da implementação das soluções estudadas;
Comunicar ideias e conhecimentos científicos, problemas e soluções, organizadas de modo coerente e lógico para especialistas ou não especialistas.

Conteúdos Programáticos

Introdução: Enquadramento do papel da Geotecnia nas Vias de Comunicação, sobretudo, nas diversas fases do ciclo de vida deste tipo de empreendimentos, desde o projeto, a construção e a sua exploração.
A Geologia e a Geotecnia em Vias de Comunicação: Tarefas e objetivos do estudo geológico e geotécnico, nas diversas fases dos projetos de construção (Estudo de viabilidade do projeto; Estudo prévio; Anteprojeto ou projeto base; Projeto de execução) e nos projetos de conservação; Aspetos geotécnicos relacionados com a construção de Vias de Comunicação; Acompanhamento geotécnico e controlo da qualidade dos trabalhos na fase de construção e colaboração na interpretação dos resultados da observação do comportamento geotécnico do empreendimento na fase de exploração.
Introdução à figura dos Cadernos de Encargos (CE), como documentos reguladores, quer da elaboração do projeto, quer da construção do empreendimento, para a garantia e controlo da qualidade dos trabalhos.

Métodos de Ensino

Ensino presencial e ensino à distância. Aulas teóricas e teórico-práticas presenciais, complementadas com orientação tutorial e aulas síncronas à distância, atividades de e-learning assíncronas, com recurso à plataforma Moodle, palestras e visitas técnicas.
O método de ensino é baseado na apresentação de conceitos teóricos e metodologias associadas. Durante as aulas teóricas e teórico-práticas, os alunos são estimulados a participar e debater os conceitos fundamentais bem como, as metodologias associadas com os tópicos da apresentação. Os materiais letivos disponíveis incluem os conceitos teóricos fundamentais, exercícios de aplicação, artigos científicos e outra documentação considerada relevante.
Avaliação: O aluno pode escolher entre os dois regimes alternativos:
Avaliação contínua: dois testes escritos (50%), com igual peso e com mínimo de 8 valores em cada teste para obter aprovação; projeto/monografia (40%); trabalhos práticos (10%).
Avaliação final: exame escrito (100%).

Bibliografia

Bond, A. & Harris, A.(2008). Decoding eurocode 7. London:Taylor & Francis Group.
Branco, F. Pereira, P. & Picado-Santos, L.(2005). Pavimentos rodoviários. Coimbra:Almedina.
Correia, A.G.(Ed.)(2016). Advances in Transportation Geotechnics III. Procedia Engineering. Vol.143, pp.1-1526 (2016); http://www.sciencedirect.com/science/journal/18777058/143
EP(2009). Caderno de Encargos Tipo Obras(CETO). Almada: IP S.A.
LCPC/SETRA(2003). Practical manual for the use of soils and rocky materials in embankment construction: guide technique. Paris:LCPC.
Jimeno, C.L.; Ortega, A.R.; Jimeno, E.L.; Santos, J.M.T.(2006). Manual de Sondeos: Tecnología de Perforación (2ed., vol.1). Madrid:Ediciones E.T.S.I. Minas, UPM.
Jimeno, C.L; Revuelta, M.B.; Gonzalez, G.R.; Bermudez, P.G.; Ortega, A.R. & Coronel, A.P.(2001). Manual de Sondeos: Aplicaciones (vol.2). Madrid:Ediciones E.T.S.I. Minas, UPM.
Prates M.(2018). Manual Prático de Estradas. Ed. Autor. Lisboa:Cafilesa.ISBN:978-972-53-0614-7.

Equipa Docente