2025
Teoria e Prática da Mediação
Nome: Teoria e Prática da Mediação
Cód.: PED02489L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Existimos num mundo em permanente mudança e de mudanças cada vez mais aceleradas e à escala mundial. Os conflitos são inerentes à condição humana, mas hoje surgem de múltiplas formas e em diferentes níveis. Também sempre existiram mediadores de conflitos, pessoas conciliadoras e respeitadas nas suas comunidades, mas na época contemporânea sentiu-se a necessidade de aprofundar estas questões: da intuição e do conhecimento empírico passar para o desenvolvimento procedimental do processo de mediação em contexto pessoal ou organizacional.
O meio académico tem feito avanços no sentido de teorizar a prática da mediação, estudar as suas origens, os seus procedimentos e modelos.
Com esta disciplina inaugura o Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora um caminho transformador e de modernidade tentando encontrar respostas aos desafios da sociedade atual e do futuro, abrindo lugar a uma nova cultura universal.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos estudantes conhecimentos, experiências e vivências de mediação e resolução de conflitos, desenvolvendo competências que permitam detectar, prevenir e resolver situações de tensão e/ou de conflito no seio das relações interpessoais, em contextos profissionais e pessoais.
OBJECTIVOS
- Levar à reflexão sobre a realidade psicossocial e os determinismos culturais, partindo do conceito de humanização do tratamento do conflito, apresentando as bases de equilíbrio e de satisfação como reguladoras da inter-relação humana.
- Proporcionar conhecimentos na forma como se analisa o conflito em geral, identificando os principais factores que o desencadeiam.
- Possibilitar aos estudantes uma visão integrada sobre os meios de realização da Justiça e aqueles que se apresentam como formas complementares a esta- meios alternativos de resolução de conflitos.
- Desenvolver os principais aspectos da comunicação humana, natureza e dificuldades que permitam criar as bases da função facilitadora dos mediadores e possibilitar a tomada de consciência das principais dificuldades.
- Trabalhar os mais importantes procedimentos desenvolvidos pela Escola de Negociação de Harvard para que os estudantes possuam as ferramentas a utilizar em mediação.
- Possibilitar aos estudantes uma visão da mediação como um meio alternativo de resolução de conflitos entre pessoas, as suas vantagens e principais características.
- Explicitar aos estudantes o perfil de mediador, clarificando o seu papel e as suas funções.
- Exercitar as diferentes etapas do processo de mediação.
- Fornecer elementos sobre a especificidade dos serviços de mediação a funcionar nos Julgados de Paz.
- Fornecer elementos relativos à importância que a mediação pode ter na prevenção e resolução de tensões em vários campos da sociedade.
- Proporcionar alguns conhecimentos sobre as normas éticas e deontológicas que regem a actividade de mediador.
Conteúdos Programáticos
CONTEÚDOS
- Aspectos sociológicos do conflito. Aspectos psicológicos das pessoas envolvidas em conflitos.
- Meios de resolução de conflitos.
- Comunicação.
- Negociação.
- Introdução à Mediação.
- O mediador: ser e saber.
- Processo de mediação.
- A Mediação nos Julgados de Paz.
- Campos de aplicação da mediação.
- Ética e deontologia em Mediação.
Métodos de Ensino
PLANEAMENTO DIDÁCTICO
METODOLOGIA
A forma de organização das atividades letivas, compreendem a realização de 2 sessões presenciais de natureza coletiva, de 2 horas cada, de sessões de orientação do tipo tutorial (cujo funcionamento será definido em acordo com os estudantes) e conferências proferidas por convidados especialistas, correspondendo a 6 ECTS. As sessões presenciais de natureza coletiva serão diversificadas, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: exposição interativa, debates em grupo, estudos de casos, dramatizações e simulações, análise e apresentação de comentários de textos, trabalhos, etc.
METODOLOGIA
A forma de organização das atividades letivas, compreendem a realização de 2 sessões presenciais de natureza coletiva, de 2 horas cada, de sessões de orientação do tipo tutorial (cujo funcionamento será definido em acordo com os estudantes) e conferências proferidas por convidados especialistas, correspondendo a 6 ECTS. As sessões presenciais de natureza coletiva serão diversificadas, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: exposição interativa, debates em grupo, estudos de casos, dramatizações e simulações, análise e apresentação de comentários de textos, trabalhos, etc.
Avaliação
Assiduidade
Os/as estudantes deverão participar obrigatoriamente em 75% das sessões de ensino presencial. O não cumprimento desta cláusula inviabiliza a realização da unidade curricular.
Os/as estudantes-trabalhadores/as deverão contactar a docente da disciplina, nos 15 dias subsequentes à obtenção do estatuto, com a finalidade de adequar o sistema de avaliação às respectivas circunstâncias académicas e profissionais.
O Regime de Avaliação Contínua implica a realização de uma Prova Escrita (40%), um trabalho e a respetiva apresentação do mesmo (poster e ppoint) (40%) e assiduidade/participação (20%).
O conteúdo do Trabalho a realizar ao longo do semestre, sob a orientação docente, assim como a sua apresentação serão antecipadamente objecto de negociação e entendimento com os/as estudantes. Os trabalhos serão enviados por e-mail (apresentações).
EXAME- Prova Escrita- 100% (a realizar em data a combinar com os alunos).
O conteúdo da Prova a realizar ao longo do semestre, sob a orientação docente, assim como a sua apresentação serão antecipadamente objeto de negociação e entendimento com os/as estudantes.
Os/as estudantes deverão participar obrigatoriamente em 75% das sessões de ensino presencial. O não cumprimento desta cláusula inviabiliza a realização da unidade curricular.
Os/as estudantes-trabalhadores/as deverão contactar a docente da disciplina, nos 15 dias subsequentes à obtenção do estatuto, com a finalidade de adequar o sistema de avaliação às respectivas circunstâncias académicas e profissionais.
O Regime de Avaliação Contínua implica a realização de uma Prova Escrita (40%), um trabalho e a respetiva apresentação do mesmo (poster e ppoint) (40%) e assiduidade/participação (20%).
O conteúdo do Trabalho a realizar ao longo do semestre, sob a orientação docente, assim como a sua apresentação serão antecipadamente objecto de negociação e entendimento com os/as estudantes. Os trabalhos serão enviados por e-mail (apresentações).
EXAME- Prova Escrita- 100% (a realizar em data a combinar com os alunos).
O conteúdo da Prova a realizar ao longo do semestre, sob a orientação docente, assim como a sua apresentação serão antecipadamente objeto de negociação e entendimento com os/as estudantes.
Bibliografia
Almeida, V. (2010). O mediador sócio-cultural em contexto escolar- contributos para a compreensão da sua função social. Ed. Pedago.
Amado, J. e Freire, I. (2009). A(s) indisciplina(s) na Escola- compreender para prevenir. Almedina.
Canavarro, J. (2007). Para a compreensão do abandono escolar.Texto Editores.
Diego Vallejo, R. & Guillén Gestoso, C. (2009). Mediación- Proceso, tácticas y técnicas. Pirámide.
Jares, X. (2007). Pedagogia da convivência. Profedições.
Silva, A. e Moreira, Mª (org.) (2008). Formação e Mediação Sócio-Educativa- perspectivas teóricas e práticas. Areal Editores.
Torrego Seijo. (2003). Mediação de conflitos em Instituições Educativos- manual para Formação de Mediadores. Asa.
Torremorell, Mª. (2008). Cultura de Mediação e Mudança Social. Porto Editora.
Vezzulla, J. (2001). Mediação: Teoria e Prática- Guia para utilizadores e profissionais. Agora Publicações.
Vinyamata, E. (org.) (2005). Aprender a partir do conflito- conflitologia e educação. Artmed.
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Diego Vallejo, R. & Guillén Gestoso, C. (2009). Mediación- Proceso, tácticas y técnicas. Pirámide.
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Silva, A. e Moreira, Mª (org.) (2008). Formação e Mediação Sócio-Educativa- perspectivas teóricas e práticas. Areal Editores.
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Vinyamata, E. (org.) (2005). Aprender a partir do conflito- conflitologia e educação. Artmed.
Equipa Docente
- Marília Evangelina Sota Favinha [responsável]