2023

Observação e Análise de Contextos de Educação/Formação

Nome: Observação e Análise de Contextos de Educação/Formação
Cód.: PED02478L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A observação corresponde a um ato de atenção que consiste na recolha, codificação e interpretação de dados. Desempenha um papel estruturante de regulação no processo de tomada de decisões.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender a relevância da observação nos processo de aprender a ensinar, de reflexão, de desenvolvimento profissional e
de investigação.
- Conhecer as perspetivas atuais sobre “observação”
- Analisar criticamente práticas de “observação” em contextos de educação / formação distintos.
- Analisar criticamente instrumentos de observação de práticas e contextos de educação / formação.
- Elaborar instrumentos de observação de práticas e contextos de educação / formação com vista à recolha de informação.
- Sintetizar o conhecimento construído sobre a observação de práticas e contextos de educação / formação.
- Apresentar oralmente e por escrito documentos que permitam o desenvolvimento de competências de síntese e de escrita e
de comunicação académica.
- Desenvolver a autonomia na realização de trabalho individual e a colaboração na realização de trabalhos a pares e / ou de
grupo.

Conteúdos Programáticos

1. Natureza e fundamentos do processo de observação
1.1. Observação
1.2. Os contextos e os instrumentos de observação
1.3. Vantagens e desvantagens da observação.
2. Metodologias de observação - princípios, técnicas e instrumentos
2.1. Situação: i) observação participante e não participante; ii) observação distanciada e participada; iii) observação
intencional e espontânea.
2.2. Processo de observação
2.3. Campo de observação
2.4. Abordagens quantitativas e qualitativas.
2.5. Projeto de observação
2.6. Técnicas de registo
2.7. Análise e Tratamento dos dados da observação
3. A observação como suporte da intervenção pedagógica
4. A observação na investigação
5. Vantagens, dificuldades e limitações da observação
6. Gestão da informação e dimensão ética da observação

Métodos de Ensino

Privilegiam-se práticas reflexivas, dialógicas e cooperativas, assentes na confrontação entre perceções e representações dos estudantes sobre a observação em contextos de educação / formação, da análise de documentos orientadores da prática profissional e de casos práticos, enquadrados numa visão de educação como espaço de formação de consciências. Faz-se uso de ferramentas digitais para a promoção da aprendizagem, comunicação e flexibilização. Adotam-se estratégias de ensino e de aprendizagem diversificadas, mas complementares: a) apresentação crítica de conteúdos e sua discussão; b) aprendizagem baseada em equipa na elaboração das tarefas em sala de aula, que se constituem como elemento de avaliação contínua; c) aprendizagem baseada em problemas, com a resolução de um caso prático centrado na observação e caraterização de dinâmicas de uma situação educativa; d) sala de aula invertida, com aprendizagem de vídeos e softwares (Microsoft Excel e software sociométrico).

Avaliação

Regime de avaliação contínua – neste regime, a avaliação é encarada numa perspetiva de processo contínuo e contempla a participação e qualidade da produção dos alunos nas diversas atividades em sala de aula (que pressupõe a sua pontualidade e a assiduidade). São considerados três momentos de avaliação: M1) teste individual (40%), sobre todos os conteúdos programáticos; M2) trabalho em grupo (30%), sobre um tema definido pelo docente, com apresentação oral; M3) portefólio (30%), com a compilação das tarefas desenvolvidas em sala de aula.

Regime de avaliação final – os alunos que optarem por este regime de avaliação ficam sujeitos a dois momentos de avaliação: M1) teste individual (60%), sobre todos os conteúdos programáticos; M2) artigo científico (40%), elaborado com base no tema definido pelo docente para a avaliação contínua, com apresentação oral.

Bibliografia

Anguera, M. (1997). Metodología de la observación en las ciencias humanas. Madrid: Cátedra
Damas, M., & Ketele, J.-M. (1985). Observar para avaliar. Coimbra: Almedina.
Estrela, A. (1990). Teoria e Prática da Observação de Classes. Lisboa: INIC.
Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor.
Hattie, J., & Timperley, H. (2007). The Power of Feedback. Rev Educ Rese, 77(1), 81–112.
Nierenberg, G., & Calero, H. (1971). Como observar as pessoas. Lisboa: Livros do Brasil.
Pacheco, J., & Serafini, O. (1990). A observação como elemento regulador da tomada de decisões. Rev Port Educ, 3(2), 1-19.
Requejo, A. (2005). Educação permanente e educação de adultos. Lisboa: Instituto Piaget.
Torres, L., & Palhares, J. (2014). Metodologia de investigação em Ciências Sociais da Educação. Braga: Universidade do
Minho.
Trindade, V. (2007). Práticas de formação. Métodos e técnicas de observação, orientação e avaliação (em supervisão). Lisboa:
Universidade Aberta.