2023

Educação para a Saúde

Nome: Educação para a Saúde
Cód.: PED12658D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Fortalecer atitudes e estilos de vida saudáveis, reforçando as escolhas positivas para a saúde e promovendo as mudanças dos comportamentos e estilos de vida não saudáveis;
2. Defender, fundamentadamente, alterações do meio ambiente que facilitem condições de vida saudáveis e um comportamento saudável, com vista à concretização de um desenvolvimento sustentável;
3. Revisar, de modo sistemátivo, a investigação recente no domínio da educação para a saúde;
4. Alcançar capacidade para a concetualização e avaliação de programas e de projetos em educação para a saúde;
5. Desenvolver capacidade de realizar intervenções comunitárias na área educação para a saúde;
6. Capacitar para a realização ou participação em ações de carácter investigativo, na área da educação para a saúde;
7. Comunicar conhecimentos, raciocínios, ideias, problemas e soluções a público especialista e não especialista de forma clara e sem ambiguidades;
8. Contribuir para tornar a saúde um património da coletividade.

Conteúdos Programáticos

1. Educação e saúde.
2. Fatores que determinam o nível de saúde-doença no mundo atual.
3. Paradigmas da promoção da saúde.
4. Meio ambiente e saúde.
5. Promoção da saúde e educação para a saúde.

6. Campos emergentes em educação para a saúde: o que diz a investigação recente
7. A saúde nas sociedades pós-transacionais no século XXI: uma perspetiva demográfica.
8. Vida saudável e evolução da incapacidade.
9. O modelo ABC: uma abordagem radical para a educação para a saúde.
10. O modelo da potenciação em educação para a saúde.
11. Teorias e modelos em educação para a saúde.
12. Perceção dos riscos e comunicação da prevenção.
13. O trabalho em grupo e o desenvolvimento de comportamentos preventivos.
14. Hábitos de risco e prevenção – grandes problemas de saúde do século XXI.

15. Metodologia de intervenção em educação para a saúde
16. Metodologia e investigação em educação para a saúde.

Métodos de Ensino

Segue-se, em alguns momentos, o modelo Paideia. Nas aulas de natureza teórica privilegia-se um modelo baseado na exposição, primando a economia de informação. Utilizam-se mapas concetuais. Adota-se um ensino crítico, envolvendo competências de pensamento de ordem superior. Nas aulas práticas utiliza-se a aprendizagem cooperativa. Fornecem-se os objetivos e o contexto, apresenta-se a informação, organizam-se equipas de aprendizagem, acompanha-se o trabalho e o estudo, avalia-se e reconhece-se o trabalho escolar. Coexistem trabalhos individuais, quer em sala de aula quer como trabalho autónomo, de aprofundamento das matérias e exploração de campos coalescentes. A avaliação inclui a elaboração de um artigo de revisão sistemática da literatura, submetido a uma revista A1 ou A2 ou com fator de impacto>1, de um tema conciliado as áreas particulares de interesse de cada aluno. Classificação final: artigo (60%), apresentação oral do artigo (30%), participação nas aulas (10%).

Bibliografia

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Bonito, J. (2016). A dieta mediterrânica na prevenção de doenças da contemporaneidade. Rev Br Ed Saúd, 6(1), 27-35.
Costa, M., & López, E. (2008). Educación para la salud. Madrid: Pirámide.
García, A. et al. (2009). Educación y promoción de la salud. Murcia: Librero Editor.
Laverack, G. (2008). Promoção de saúde. Poder e empoderamento. Loures: Lusodidáctica.
Loureiro, I., & Miranda, N. (2010). Promover a saúde. Coimbra: Almedina.
Matos, M., & Sampaio, D. (Coord.) (2009). Jovens com saúde. Lisboa: Texto.
Moreira, P. (2001). Para uma prevenção que previna. Coimbra: Quarteto.
Morris, D. (1998). Doença e cultura na era pós-moderna. Lisboa: Instituto Piaget.
Perea, R. (2004). Educación para la salud. Madrid: Diaz de Santos.
Perea, R. (2009). Promoción y educación para la salud. Madrid: Díaz de Santos.
Serrano, M. (2002). La educación para la salud del siglo XXI. Madrid: Díaz de Santo

Equipa Docente