2023

Cor, Materiais e Acabamentos

Nome: Cor, Materiais e Acabamentos
Cód.: VIS12204M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo desta unidade curricular é dotar o aluno de conhecimentos que lhe permitam identificar e
compreender a importância da relação Cor, Materiais e Acabamentos (CMA) em Design, como
elementos definidores de fatores funcionais, emocionais, culturais ou simbólicos comunicados por
determinado produto. Pretende-se igualmente que o aluno fique apto a saber explorar e aplicar a
relação CMA, reconhecendo-a como fator determinante do êxito ou fracasso de um produto
considerando o conceito de Design centrado no utilizador. O estudante deve ficar apto a saber: Qual
o material mais apropriado a um produto para que este cumpra a sua dimensão funcional, simbólica,
e morfológica; Que tipo de acabamento deve ser dado a determinado material, segundo a sua função,
ambiente a que se destina e ao mercado a que se dirige; Compreender as funções emocionais da
combinação cor, materiais e acabamentos considerando o estudo prévio das necessidades e
expectativas do utilizador.

Conteúdos Programáticos

1. Cor, materiais e acabamentos: contextualização de conceitos
1.1. Design e identidade cultural dos objetos
1.2. Função dos objetos: relação de fatores de usabilidade, estéticos e simbólicos
1.3. Objetos e estimulação sensorial
1.4. Produto e satisfação ideológica, física, psíquica e social.
1.5. Cor, materiais e acabamentos como fatores de Design emocional.
2. A Cor como acabamento
2.1. Psicologia da Cor: Princípios fundamentais
2.2. Implicações cognitivas da relação cor e luz
2.3. A cor enquanto elemento definidor de fatores emocionais
2.4. A cor enquanto elemento definidor de fatores culturais
2.5. Design emocional: Cor como acabamento.
3. Materiais e acabamentos
3.1. Tipos de acabamentos em: têxteis, metais, madeiras e derivados, vidros, cerâmicas, plásticos e
materiais compósitos.
3.2. Superfície e textura: qualidades matéricas aplicadas a diversos materiais.
3.3. A cor enquanto elemento definidor de fatores emocionais
3.4. A cor enquanto elemento definidor de fatores culturais
3.5. Design emocional: Materiais e acabamentos.
4. Identificar e explorar as propriedades de cor, materiais e acabamentos em soluções de Design

Métodos de Ensino

As aulas assentarão na partilha e discussão de conhecimentos teóricos e práticos com o aluno
promovendo-se o desenvolvimento de exercícios teórico-práticos e práticos, por recurso a meios
audiovisuais, manuais e apoio técnico.
A avaliação do desempenho do aluno far-se-á através da análise da sua assiduidade e participação nas
aulas, assim como através da elaboração de trabalhos práticos de aplicação do conhecimento
adquirido a projeto e respetivos protótipos.
A avaliação contínua (50%) resulta do acompanhamento dos exercício intermédios desenvolvidos
pelo aluno durante o semestre (40%), assim como da sua assiduidade e participação nas aulas (10%).
As datas de avaliação dos exercícios intermédios serão combinadas com os alunos e afixadas nos
primeiros quinze dias de aulas.
A avaliação final (50%) é efetuada por um Júri e resulta da análise dos conhecimentos adquiridos pelo
aluno ao longo do semestre, espelhados no trabalho teórico-prático final, subdividido nas seguintes
componentes: a) Apresentação dos vários exercícios executados na aula; b) Aplicação de soluções de
CMA a projeto; c) Aplicação de soluções de CMA a protótipos; d) Fundamentação de opções.

Bibliografia

BECERRA, L. (2016), “CMF Design: The Fundamental Principles of Colour, Material and Finish Design”,
Amesterdão: Frame Publishers.
DESMET, P., Hekkert, P., & Hillen, M. (2003, April 28-30). Values and Emotions; an empirical
investigation in the relationship between emotional responses to products and human values. Paper
presented at the 5th European Academy of Design Conference, Barcelona, Spain.
FUAD-LUKE, A. (2009). Design activism: beautiful strangeness for a sustainable world. London:
Earthscan.
LÖBACH, B. (2001). Design industrial - bases para a configuração para produtos industriais (F. V.
Camp, Trans. 1ª ed.). São Paulo: Edgard Blücher.
NORMAN, D. A. (1988). “The Design of Everyday Things”, New York: Basic books.
NORMAN, D. A. (2004). Emotional design: Why we love (or hate) everyday things. New York: Basic
books.
COSTA, J. (2011). Design para os olhos - Marca, Cor, Identidade, Sinalética. Lisboa: Dinalivro.

Equipa Docente