2025
Sociologia do Trabalho, Emprego e das Profissões
Nome: Sociologia do Trabalho, Emprego e das Profissões
Cód.: SOC12061M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Sociologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
- conhecer os principais conceitos teóricos e métodos no campo da sociologia do trabalho;
- familiarizar com a pesquisa sociológica avançada na área do trabalho, emprego e das profissões;
- compreender as abordagens sociológicas sobre as profissões;
- compreender o que é uma profissão e identificar os traços característicos fundamentais que os distinguem de outras ocupações;
- compreender o lugar das profissões e do associativismo profissional no mercado de trabalho e as suas relações com o Estado;
- compreender sociologicamente o lugar das expertises profissionais nas sociedades do mundo ocidental;
As competências a adquirir nesta unidade curricular são:?
- compreensão das teorias e dos métodos sociológicos para o estudo das relações entre o trabalho e a economia global, a divisão do trabalho, a estrutura de trabalho, o poder e o controle no trabalho;?
- desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre o papel das organizações e do trabalho na sociedade portuguesa e da sua inserção no espaço europeu;
- desenvolvimento de ideias originais para a pesquisa avançada em organizações e sobre o trabalho, emprego e das profissões.
- conhecer os principais conceitos teóricos e métodos no campo da sociologia do trabalho;
- familiarizar com a pesquisa sociológica avançada na área do trabalho, emprego e das profissões;
- compreender as abordagens sociológicas sobre as profissões;
- compreender o que é uma profissão e identificar os traços característicos fundamentais que os distinguem de outras ocupações;
- compreender o lugar das profissões e do associativismo profissional no mercado de trabalho e as suas relações com o Estado;
- compreender sociologicamente o lugar das expertises profissionais nas sociedades do mundo ocidental;
As competências a adquirir nesta unidade curricular são:?
- compreensão das teorias e dos métodos sociológicos para o estudo das relações entre o trabalho e a economia global, a divisão do trabalho, a estrutura de trabalho, o poder e o controle no trabalho;?
- desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre o papel das organizações e do trabalho na sociedade portuguesa e da sua inserção no espaço europeu;
- desenvolvimento de ideias originais para a pesquisa avançada em organizações e sobre o trabalho, emprego e das profissões.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1: Aspetos conceptuais na abordagem do trabalho, emprego e das profissões
1.1. Paradigmas de análise sociológica do trabalho, emprego e das profissões
1.2. Tendências de análise do trabalho, emprego e das profissões
Módulo 2: Trabalho e dinâmicas sociais
2.1. Atores sociais e relações coletivas no mundo do trabalho
2.2. Cultura e identidade nas organizações de trabalho
2.3. Dinâmicas do trabalho e serviços: género e ciclos de vida
Módulo 3: Diagnóstico e análise das situações de trabalho
3.1. Contexto organizacional e o trabalho na era contemporânea
3.2. Formação, emprego, desemprego e mercado de trabalho
3.3. Estudos de caso sobre as situações de trabalho
Módulo 4: Noção de Sociologia das Profissões
4.1. Um olhar crítico sobre a ideia de profissão e como fenómeno social da modernidade
4.2. Principais paradigmas e correntes analíticas sobre as profissões
Módulo 5: Profissões e Sociedade
5.1. Profissões e Mercado de Trabalho
5.2. Estado e a regulação dos grupos profissionais
1.1. Paradigmas de análise sociológica do trabalho, emprego e das profissões
1.2. Tendências de análise do trabalho, emprego e das profissões
Módulo 2: Trabalho e dinâmicas sociais
2.1. Atores sociais e relações coletivas no mundo do trabalho
2.2. Cultura e identidade nas organizações de trabalho
2.3. Dinâmicas do trabalho e serviços: género e ciclos de vida
Módulo 3: Diagnóstico e análise das situações de trabalho
3.1. Contexto organizacional e o trabalho na era contemporânea
3.2. Formação, emprego, desemprego e mercado de trabalho
3.3. Estudos de caso sobre as situações de trabalho
Módulo 4: Noção de Sociologia das Profissões
4.1. Um olhar crítico sobre a ideia de profissão e como fenómeno social da modernidade
4.2. Principais paradigmas e correntes analíticas sobre as profissões
Módulo 5: Profissões e Sociedade
5.1. Profissões e Mercado de Trabalho
5.2. Estado e a regulação dos grupos profissionais
Métodos de Ensino
Unidade a ser lecionada por sessões teórico-práticas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicada sessões de exercícios práticos via plataforma do moodle-uevora.
Sessões tutoriais e de autoestudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teórico-práticas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em autoestudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
Sessões tutoriais e de autoestudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em aulas essencialmente teórico-práticas.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em autoestudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem será feita com base em Avaliação continua ou Avaliação por exame.
A avaliação contínua pressupõe a realização de duas provas de frequência:
-Tarefas de aula ? 40%?
- Trabalho final / prova individual de conhecimentos ? 60%
A avaliação final faz-se através de uma prova escrita de exame (que abrange a totalidade da matéria).
Após a correcção das provas escritas, e antes da afixação das notas, o docente pode convocar os/as estudantes para prestar esclarecimento oral sobre a sua prova, em caso de dúvida.
A avaliação contínua pressupõe a realização de duas provas de frequência:
-Tarefas de aula ? 40%?
- Trabalho final / prova individual de conhecimentos ? 60%
A avaliação final faz-se através de uma prova escrita de exame (que abrange a totalidade da matéria).
Após a correcção das provas escritas, e antes da afixação das notas, o docente pode convocar os/as estudantes para prestar esclarecimento oral sobre a sua prova, em caso de dúvida.
Bibliografia
Filleau, M.; Ripoull, C. (2002). Teorias da Organização e da Empresa: das correntes fundadoras às práticas atuais. Celta Editora.
Freire, J. (2001). Sociologia do Trabalho. Uma introdução. Edições Afrontamento.
Grint, K. & Nixon, D. (2015). The Sociology of Work. Polity.
Marques, A. P. (2023). Contributos para uma sociologia do trabalho. Copissaurio Repro Lda.
Matos, P. (2020). Disciplined Agency: Neoliberal precarity, generational dispossession and call centre labour in Portugal. Manchester University Press.
Serrano, M. & Urze, P. (2015). Inovação, Organizações e Trabalho ? Estudos de Caso. Edições Sílabo.
Silva, C. (2004). Reencontro com o mundo organizacional: uma abordagem sociológica. Universidade de Évora.
Williams, S.; Adam-Smith, D. (2006). Contemporay employment relations. Oxford Press.
Freire, J. (2001). Sociologia do Trabalho. Uma introdução. Edições Afrontamento.
Grint, K. & Nixon, D. (2015). The Sociology of Work. Polity.
Marques, A. P. (2023). Contributos para uma sociologia do trabalho. Copissaurio Repro Lda.
Matos, P. (2020). Disciplined Agency: Neoliberal precarity, generational dispossession and call centre labour in Portugal. Manchester University Press.
Serrano, M. & Urze, P. (2015). Inovação, Organizações e Trabalho ? Estudos de Caso. Edições Sílabo.
Silva, C. (2004). Reencontro com o mundo organizacional: uma abordagem sociológica. Universidade de Évora.
Williams, S.; Adam-Smith, D. (2006). Contemporay employment relations. Oxford Press.
Equipa Docente
- Mara Clemente [responsável]