2025

Epistemologia e Pensamento Sociológico Contemporâneo

Nome: Epistemologia e Pensamento Sociológico Contemporâneo
Cód.: SOC12046M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC deverá capacitar o aluno com o domínio da generalidade dos conhecimentos históricos, modelos
teóricos e formas de aplicação da epistemologia, de modo a ser capaz de uma condução heurística e de
investigação científica férteis. O Pensamento Sociológico contemporâneo será o objecto vivo desta aplicação,
em particular, sob a forma dos modelos de síntese preponderantes na actualidade.

Conteúdos Programáticos

Módulo I
1. Objecto da Epistemologia
2. Os caminhos da Epistemologia
3.O problema da demarcação
Módulo II
1.Thomas Khun e a evolução paradigmática,
2,Popper e o falsificacionismo,
3.Bachelard e as heurísticas da Ciência;
4.IMRE LAKATOs e os Programas de Investigação Científica;
5.A Noção de Programa Forte;
Módulo III
Berthelot e os desafios epistemológicos da sociologia;
Módulo IV
1. Introdução ao pensamento sociológico: pluralidade e paradigmas de síntese (estruturalismo, funcionalismo,
teorias da ação e interação sociais)
2. Perspectivas, conceitos e dicotomias:
2.1. Indivíduo e sociedade; ação e estrutura; natureza, cultura e relações sociais
2.2 Paradigmas teóricos, estratégias metodológicas e níveis de análise
3. Paradigmas de síntese: praxiologia e teoria da estruturação
Módulo V
1.Desenvolvimentos recentes e novos problemas sociológicos;
2.Modelos, epistemes e problemáticas da Sociologia na contemporaneidade.

Métodos de Ensino

Apresentação e calendarização de tarefas de aprendizagem; apresentação de conteúdos genéricos da
Disciplina e auxiliares didácticos; exposição aprofundada dos tópicos mais problemáticos; debate e
esclarecimento de dúvidas; acompanhamento da integração de matérias e preparação para as avaliações.
Nesta disciplina é especialmente destacado o modo de investigação e descoberta autónomo, no âmbito de um
espaço de conteúdos em permanente evolução e desenvolvimento, onde o aluno pode ser constitutivamente
parte dessa descoberta.
Assiduidade e avaliação continua – 30%; Frequências e trabalho prático- 70%.

Bibliografia

ARON, As Etapas do Pensamento Sociológico. S.Paulo: Martins Fontes,1993.
BERTHELOT, Jean Michel – Sociologie, Epistemologie d’une discipline, Textes Fondamentaux
BOURDIEU, Pierre (1979), La Distinction. Critique Sociale du Jugement, Paris, Minuit.
Collins, Randall (1994), Four Sociological Traditions, Oxford University Press.
DURKHEIM, E.,As regras do método sociológico. S.Paulo, 1984.
FOUCAULT, M. - A Arqueologia do Saber, ed. Almedina, Coimbra, 2005
Giddens, Anthony (1984), "Elements of the theory of structuration", in Anthony Giddens
KUHN, Thomas – A Estrutura das Revoluções Cientificas, Editora Perspectiva, São Paulo, 1998
LATOUR,B., Woolgar, S., Laboratory Life: the Social Construction of Scientific Facts, ed. Princeton U.P., N.J.,
2010.
LAKATOS, Imre - A Metodologia dos Programas de Investigação Científica, ed. 70, Lisboa, 2003
POPPER, Karl – A lógica da Pesquisa Cientifica, Editora Cultrix, São Paulo, 1974.
WEBER, M.,Sobre a Teoria das Ciências Sociais. São Paulo: Moraes, 1991

Equipa Docente