2025

Metodologia de Investigação em Educação

Nome: Metodologia de Investigação em Educação
Cód.: PED13954M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver competências de investigação em educação.
Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa;
Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação;
Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação;
Elaborar projetos de investigação no âmbito da educação.

Conteúdos Programáticos

1. A investigação como dimensão essencial da profissionalidade
1.1. Relação entre saber científico e prática profissional
1.2. A investigação ao serviço da sustentação da ação educativa
2. Epistemologia e metodologia de investigação
2.1. Construção do conhecimento científico
2.2. Fundamentos do conhecimento científico
2.3. Paradigmas de investigação: científico /positivista e naturalista /interpretativo
3. Etapas do processo de investigação
3.1. Identificação do problema
3.2. Revisão da literatura
3.3. População e amostra ou participantes
3.4. Desenhos de investigação: experimental; estudo de caso; investigação-ação
3.5. Construção de instrumentos de recolha de dados: observação, entrevistas, questionários
3.6. Recolha de dados
3.7. Análise de dados
4. A escrita de relatórios científicos.

Métodos de Ensino

De acordo com os objetivos da UC, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos estudantes, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, bem como da experimentação de instrumentos de investigação contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização.
A avaliação nesta UC decorre de forma contínua ao longo das sessões de trabalho e terá em conta a assiduidade dos estudantes (mínimo 75%), inclui a elaboração de uma proposta individual de projeto de investigação (PI) (60%) e a elaboração de duas entradas para um glossário (EG) de termos relacionados com as temáticas a abordar ao longo do semestre e que, no final, será disponibilizado a todos os alunos (40%).
A classificação final (CF) na Unidade Curricular, no regime de avaliação contínua, resultará da aplicação da seguinte fórmula: CF=0.6 PI + 0.4 EG.
O regime avaliação Final implica a realização de uma prova individual (100%).

Avaliação

A presente unidade curricular adopta o modelo de Avaliação Contínua;
A avaliação nesta UC inclui a elaboração de trabalho individual (TI), a apresentar a meio do Semestre em formato poster e, no final do Semestre, em formato ppoint. Este trabalho será um exercício de aplicação de aspetos trabalhados nas aulas, na construção de um pré-projeto de investigação.
Avaliação Final- Exame (100%)- a realizar em data a marcar do período de avaliações finais).

Bibliografia

Arthur, J. (ed) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed)(2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
Vilela, J. (2009). Investigação- o processo de construção do conhecimento. Edições Sílabo.
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press