2023

Metodologia de Investigação em Educação

Nome: Metodologia de Investigação em Educação
Cód.: PED13954M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver competências de investigação em educação.
Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa;
Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação;
Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação;
Elaborar projetos de investigação no âmbito da educação.

Conteúdos Programáticos

1. A investigação como dimensão essencial da profissionalidade
1.1. Relação entre saber científico e prática profissional
1.2. A investigação ao serviço da sustentação da ação educativa
2. Epistemologia e metodologia de investigação
2.1. Construção do conhecimento científico
2.2. Fundamentos do conhecimento científico
2.3. Paradigmas de investigação: científico /positivista e naturalista /interpretativo
3. Etapas do processo de investigação
3.1. Identificação do problema
3.2. Revisão da literatura
3.3. População e amostra ou participantes
3.4. Desenhos de investigação: experimental; estudo de caso; investigação-ação
3.5. Construção de instrumentos de recolha de dados: observação, entrevistas, questionários
3.6. Recolha de dados
3.7. Análise de dados
4. A escrita de relatórios científicos.

Métodos de Ensino

De acordo com os objetivos da UC, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos estudantes, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, bem como da experimentação de instrumentos de investigação contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização.
A avaliação nesta UC decorre de forma contínua ao longo das sessões de trabalho e terá em conta a assiduidade dos estudantes (mínimo 75%), inclui a elaboração de uma proposta individual de projeto de investigação (PI) (60%) e a elaboração de duas entradas para um glossário (EG) de termos relacionados com as temáticas a abordar ao longo do semestre e que, no final, será disponibilizado a todos os alunos (40%).
A classificação final (CF) na Unidade Curricular, no regime de avaliação contínua, resultará da aplicação da seguinte fórmula: CF=0.6 PI + 0.4 EG.
O regime avaliação Final implica a realização de uma prova individual (100%).

Bibliografia

Arthur, J. (ed) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Barnett, V. (1986). Interpreting multivariate data. John Wiley & Sons
Bergman, M. M. (ed)(2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Ghiglione, R.& Matalon, B. (2005). O inquérito: teoria e prática. Celta Editora
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford Press