2023

Análise e Planeamento Estratégico em Educação

Nome: Análise e Planeamento Estratégico em Educação
Cód.: PED13946M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Compreender os referenciais teóricos e metodológicos de base da unidade curricular;
- Promover a identificação e utilização de instrumentos de análise, planeamento estratégico necessários ao profissional quer em sistemas de ensino, quer em organismos coordenadores de educação;
- Desenvolver uma atitude crítica de reflexão pessoal e profissional conducente a um processo de auto-formação em Educação.

Conteúdos Programáticos

- Análise e diagnóstico dos contextos educativos;
- Conhecimento e intervenção no domínio de métodos e técnicas de planeamento estratégico em contextos educativos;
- Refletividade e criatividade na prospeção de situações inovadoras na área da Administração e Gestão Educacional.

Métodos de Ensino

A forma de organização das atividades letivas compreende a realização de sessões presenciais de natureza coletiva, de sessões de orientação de tipo tutorial e conferências proferidas por convidados especialistas. As primeiras serão predominantemente de cariz teórico-prático e terão como suporte metodológico: exercícios de ativação de ideias-prévias, exposição interativa, debates, estudos de casos, dramatizações/simulações, análise e apresentação de comentários de textos, filmes, etc. Serão diversificadas, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho e a utilização de diferentes recursos didáticos. Consideramos que só o uso de diferentes metodologias de ensino aprendizagem possibilita a aquisição dos objetivos propostos.
Avaliação: Pesquisa bibliográfica de revisão de literatura- trabalho escrito (80%)- a realizar individualmente ou em grupo, e apresentação e discussão dos resultados das pesquisas, sínteses e reflexão sobre elas realizados (20%)
EXAME- Prova Escrita- 100%.

Bibliografia

- Favinha, M. (2007). O Director de Turma e a Mediação: a Coordenação da Gestão Curricular nos 2º e 3ºciclos do Ensino Básico. Évora: Universidade de Évora.
- Luck, H. (2000). A aplicação do planeamento estratégico na escola in Gestão em Rede, nº19, abril, p. 8-13
- Oliveira, Mª (Org.) (2013). Gestão Escolar e Políticas Públicas Educacionais. Curitiba: Ed. Appris.
- Pacheco, J. (2009). Processos e práticas de educação e formação. Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização in Revista Portuguesa de Educação, vol.22, nº 1. Braga: Universidade do Minho.
- Verdasca, J. (2005). Análises de fluxos e produtividade educacional in Revista Teoria e Prática, vol. 8, nº 2, p.263-269. Maringá: Universidade Estadual de Maringá.

Equipa Docente