2023

Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos Educativos

Nome: Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos Educativos
Cód.: PED13930M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objectivo dotar os estudantes de conhecimentos e competências
relacionadas com o uso das TIC em contextos educativos.
Resultados de aprendizagem
É capaz de sustentar uma visão atualizada, crítica e fundamentada face ao papel das TIC em contextos
educativos, formais e informais.
É capaz de analisar as implicações sociais e educativas da sociedade em rede.
É capaz de desenhar programas e intervenções com recurso às TIC destinadas a ser implementadas em
contextos de educação formal e não formal.
Competências
Seleciona e usa as ferramentas e aplicações adequadas para apoiar processos de escrita académica,
organização, produtividade e gestão de projectos em actividades de natureza educativa.
Planifica ações, projectos, experiências e actividades de educação e desenvolvimento social com recurso
às ferramentas e ambientes abordados na unidade curricular.
Produz recursos multimédia, de acordo com os princípios de uma correta utilização em contextos
educativos.

Conteúdos Programáticos

1. As TIC e a Educação no Século XXI: perspectivas actuais e tecnologias emergentes.
2. Uma sociedade em rede: as redes sociais e as novas sociabilidades.
3. Ambientes e plataformas digitais em contextos educativos formais e não formais.
4. Programas educativos e gestão de projectos com recurso às TIC.
5. Questões de segurança, proteção e ética no uso das TIC em contextos educativos.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino combinam exposição sucinta dos temas, demonstrações e exploração de
recursos com actividades de consolidação incluindo leitura de textos, visualização de vídeo e discussão.
Na prática é adoptada a exploração orientada dos ambientes e ferramentas computacionais nos domínios
referidos nos conteúdos da unidade curricular e concepção e apresentação e discussão de projectos
educativos com recurso aos ambientes e tecnologias explorados destinados aos públicos-alvo da
educação comunitária.
É obrigatória a presença do estudante em 80% das sessões presenciais.
Avaliação contínua
Paper sobre um tema da unidade curricular (35%)
Projecto educativo com recurso às TIC (50%)
Participação (15%)
Avaliação em Regime de Exame
Os estudantes devem demonstrar as competências e conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular
através da realização de uma prova de avaliação.
Prova Escrita de Avaliação, que inclui componente teórica e prática (100%).

Bibliografia

Amante, L. (2007): Infância, escola e novas tecnologias. Em Costa, F.A., Peralta, H., e Viseu, S., As TIC na
Educação em Portugal. Porto Editora, pp. 102-123.
BECTA (s/d). Safeguarding children in a digital world. Developing an LSCB e-safety strategy. Futurelab
(2010) Digital literacy across the curriculum. A Future Lab Handbook.
Miranda, G. (2009): Ensino online e aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio d’Água.
Papert, S. (1996): A Família em rede - ultrapassando a barreira digital entre gerações. Relógio d'Água.
Lisboa.
Dias, P. & Osório, A. J. (Orgs.). (2011). Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Braga: Centro de
Competência da Universidade do Minho