2023

Métodos e Técnicas de Gestão Educacional

Nome: Métodos e Técnicas de Gestão Educacional
Cód.: PED13929M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da presente unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
Aplicar métodos e técnicas de planeamento, monitorização e controlo de programas e projetos de
educação e formação; Incrementar o conhecimento e a operacionalização de indicadores de análise e
gestão educacional;
Utilizar dispositivos de monitorização e regulação escolar e interpretar sistemas de indicadores
Exercitar práticas de investigação e intervenção na área da administração e regulação educacional.

Conteúdos Programáticos

- Organizações escolares e questões da equidade, eficiência e qualidade educativas. Conceções e áreas de
intervenção.
- Produtividade em educação, orientação aos resultados e sistemas de indicadores.
- Exploração de métodos e técnicas de planeamento e gestão educativa.
. Projeções demográfico-escolares e análise de fluxos escolares.
. Cartogramas e retratos territoriais;
. Ponderações sucessivas e monitorização de programas e projetos;
. Análise SWOT; . Definição e contratualização de metas educativas com base em referentes de contexto
análogo.
. Análise de perfis de desempenho com base em fatores contextuais análogos.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino recorrem a diferentes modalidades de trabalho como exposição interativa,
debates em grupo, análises de situação, exploração e aplicação de diversas técnicas e instrumentos de
gestão educativa, realização de atividades e trabalhos de aula relativos aos conteúdos em estudo. É
obrigatória a presença do estudante em 80% das sessões presenciais. Os estudantes poderão escolher
entre a avaliação contínua e regime de exame. A avaliação contínua engloba a realização de 5 trabalhos de
aula, com o mesmo peso cada um, para a classificação final da unidade curricular; o exame consiste na
realização de uma única prova escrita.

Bibliografia

Barroso, J.; Afonso, N. (orgs.) (2011). Políticas Educativas: mobilização de conhecimento e modos de
regulação. V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão.
Castro, L.; Santos, J.; Pereira, T.; Vitorino, A. (2014). Modelos para comparação estatística dos resultados
académicos em escolas de contexto análogo: Painel de dados para apoio à avaliação externa das escolas.
Lisboa: MEC-DGEEC.
Fialho, I.; Verdasca, J.; Cid, M.; Favinha, M. (org.) (2014). Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das
Escolas. Évora: CIEP-UE.
Matos, J.; Verdasca, J.; Matos, M.; Costa, M. E.; Ferrão, M. E. e Moreira, P. (2012). Promoção do Sucesso
Educativo - Projectos de Pesquisa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Verdasca, J. (2010). Temas de Educação: administração, organização e política. Lisboa: Edições Colibri.
Verdasca, J. (ed.) (2013). A escola em análise: olhares sociopolíticos e organizacionais. Temas e
Problemas, Ano 6, nº 12-13.

Equipa Docente