2025
Métodos de Avaliação Psicológica
Nome: Métodos de Avaliação Psicológica
Cód.: PSI11106L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender a Avaliação Psicológica (AP) e seu enquadramento histórico conceptual com outros saberes e práticas da Psicologia
2. Entender a lógica do uso dos diversos métodos e processos de avaliação em distintos contextos da prática psicológica
3. Conhecer questões associadas ao uso dos vários métodos de AP (princípios, caraterísticas, circunstâncias de aplicação e cotação)
4. Desenvolver competências de AP através do treino de técnicas (entrevista) e análise de protocolos de alguns dos instrumentos mais significativos (testes, escalas, grelhas de observação)
5. Analisar criticamente informações e resultados obtidos com instrumentos e técnicas de avaliação (potencialidades e limitações), considerando também a sua adequação aos avaliados
6. Compreender a importância das exigências sociais e das questões éticas e deontológicas e suas implicações na prática profissional da AP
7. Tomar consciência das características pessoais próprias com implicações para uma prática da AP
2. Entender a lógica do uso dos diversos métodos e processos de avaliação em distintos contextos da prática psicológica
3. Conhecer questões associadas ao uso dos vários métodos de AP (princípios, caraterísticas, circunstâncias de aplicação e cotação)
4. Desenvolver competências de AP através do treino de técnicas (entrevista) e análise de protocolos de alguns dos instrumentos mais significativos (testes, escalas, grelhas de observação)
5. Analisar criticamente informações e resultados obtidos com instrumentos e técnicas de avaliação (potencialidades e limitações), considerando também a sua adequação aos avaliados
6. Compreender a importância das exigências sociais e das questões éticas e deontológicas e suas implicações na prática profissional da AP
7. Tomar consciência das características pessoais próprias com implicações para uma prática da AP
Conteúdos Programáticos
1. Avaliação psicológica: história, conceitos e objetivos
2. Ética e Deontologia na prática da avaliação psicológica.
3. Métodos de Avaliação Psicológica
3.1. Observação direta
3.2. Entrevistas
3.3. Questionários e escalas
3.4. Testes
4. Relatório de avaliação psicológica.
2. Ética e Deontologia na prática da avaliação psicológica.
3. Métodos de Avaliação Psicológica
3.1. Observação direta
3.2. Entrevistas
3.3. Questionários e escalas
3.4. Testes
4. Relatório de avaliação psicológica.
Métodos de Ensino
Métodos expositivo/ativo para conteúdos teóricos
centrados na aprendizagem, partindo de estudo de casos para a teoria que sustenta a sua compreensão, seguido de reflexão crítica com os estudantes; resposta a questionários/quizzes pós-aula, para auto-avaliação e auto-regulação das aprendizagens, usando ferramentas digitais (ex. Kahoot!); apresentação e discussão de conteúdos digitais selecionados (ex. Ted Talks).
Métodos ativos para conteúdos práticos
observação/treino de atividades de avaliação psicológica (AP) (ex. aplicação e cotação de testes em papel e online (plataformas, ex. Hogrefe), interpretação de resultados, construção de guiões e simulações de entrevistas, assumindo os estudantes o papel de entrevistadores e de entrevistados; construção e uso de grelhas de observação em situação real (treino de observação na comunidade) e simulada). Estas atividades promovem a aquisição de competências práticas essenciais à AP (ex. capacidade de observação, atenção, reflexão crítica)
centrados na aprendizagem, partindo de estudo de casos para a teoria que sustenta a sua compreensão, seguido de reflexão crítica com os estudantes; resposta a questionários/quizzes pós-aula, para auto-avaliação e auto-regulação das aprendizagens, usando ferramentas digitais (ex. Kahoot!); apresentação e discussão de conteúdos digitais selecionados (ex. Ted Talks).
Métodos ativos para conteúdos práticos
observação/treino de atividades de avaliação psicológica (AP) (ex. aplicação e cotação de testes em papel e online (plataformas, ex. Hogrefe), interpretação de resultados, construção de guiões e simulações de entrevistas, assumindo os estudantes o papel de entrevistadores e de entrevistados; construção e uso de grelhas de observação em situação real (treino de observação na comunidade) e simulada). Estas atividades promovem a aquisição de competências práticas essenciais à AP (ex. capacidade de observação, atenção, reflexão crítica)
Avaliação
Avaliação contínua:
- Frequência de avaliação de conhecimentos teóricos (40%);
- Trabalho de investigação para avaliação de conhecimentos e competências de construção e/ou utilização de métodos e técnicas de AP em investigação, com orientação tutorial (trabalho de grupo; 30%);
- Relatório de AP, para avaliação dos conhecimentos e competências adquiridas em construção e/ou utilização de métodos e técnicas de AP aplicados à prática profissional da AP. Pressupõe a presença prévia e participação nas aulas práticas onde foram feitas simulações de aplicação de provas de avaliação e de entrevistas. Os resultados dessas práticas simuladas são utilizados na construção do relatório que é realizado nas aulas práticas com o apoio e supervisão do docente (trabalho individual; 30%).
Avaliação final:
- Exame de avaliação de conhecimentos teóricos (70%);
- Trabalho de investigação (igual ao descrito para a avaliação contínua) (trabalho individual; 30%).
- Frequência de avaliação de conhecimentos teóricos (40%);
- Trabalho de investigação para avaliação de conhecimentos e competências de construção e/ou utilização de métodos e técnicas de AP em investigação, com orientação tutorial (trabalho de grupo; 30%);
- Relatório de AP, para avaliação dos conhecimentos e competências adquiridas em construção e/ou utilização de métodos e técnicas de AP aplicados à prática profissional da AP. Pressupõe a presença prévia e participação nas aulas práticas onde foram feitas simulações de aplicação de provas de avaliação e de entrevistas. Os resultados dessas práticas simuladas são utilizados na construção do relatório que é realizado nas aulas práticas com o apoio e supervisão do docente (trabalho individual; 30%).
Avaliação final:
- Exame de avaliação de conhecimentos teóricos (70%);
- Trabalho de investigação (igual ao descrito para a avaliação contínua) (trabalho individual; 30%).
Bibliografia
Cohen, R. J., Schneider, W. J., & Tobin, R. (2021). Psychological Testing and Assessment: An Introduction to Tests and Assessment. (10th Ed.). New York: McGraw- Hill
Gonçalves, M. M., Simões, M.R., & Almeida, L.S. (2017). Psicologia Clínica e da Saúde: Instrumentos de avaliação. Lisboa: Pactor.
Groth-Marnat, G. & Wright, A. J. (2017). Handbook of Psychological Assessment (6th Ed.). New Jersey: Wiley
King, N., Horrocks, C., & Brooks, J. (2018). Interviews in qualitative Research (2nd Ed.). New York: Sage
Schneider, W. J., Lichtenberger, E. O, Mather, N., Kaufman, N. L., & Kaufman, A. S. (2018). Essentials of assessment report writing (2nd Ed.). New Jersey: Wiley
Wright, A. J. (2020). Conducting Psychological Assessment: A guide for practitioners (2nd Ed.). New Jersey: Wiley
Gonçalves, M. M., Simões, M.R., & Almeida, L.S. (2017). Psicologia Clínica e da Saúde: Instrumentos de avaliação. Lisboa: Pactor.
Groth-Marnat, G. & Wright, A. J. (2017). Handbook of Psychological Assessment (6th Ed.). New Jersey: Wiley
King, N., Horrocks, C., & Brooks, J. (2018). Interviews in qualitative Research (2nd Ed.). New York: Sage
Schneider, W. J., Lichtenberger, E. O, Mather, N., Kaufman, N. L., & Kaufman, A. S. (2018). Essentials of assessment report writing (2nd Ed.). New Jersey: Wiley
Wright, A. J. (2020). Conducting Psychological Assessment: A guide for practitioners (2nd Ed.). New Jersey: Wiley