Modelos Comportamentais, Cognitivos e Sistémicos
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O aluno deverá explicar:
1) A origem, os fundamentos teóricos, a metodologia científica e as aplicações da psicologia comportamental, nomeadamente a Análise Experimental do Comportamento e a Análise Comportamental Aplicada.
2) A origem, os fundamentos teóricos, a metodologia científica e as aplicações da psicologia cognitiva.
3) A origem, os fundamentos teóricos, a metodologia científica e as aplicações da psicologia cognitivo-comportamental, nomeadamente a terapia cognitivo-comportamental.
A origem, os fundamentos teóricos, a metodologia científica e as aplicações da abordagem sistémica na psicologia
Conteúdos Programáticos
PARTE TEÓRICA
1. Introdução: Enquadramento histórico da psicologia cognitivo-comportamental.
2. A psicologia comportamental: Skinner, a psicologia experimental e a psicologia aplicada.
3. A psicologia cognitiva.
3.1. Origens do cognitivismo: A polémica Skinner- Chomsky.
3.2. A teoria social cognitiva: Bandura.
3.3. Outras abordagens cognitivas: Bruner e Vygotsky.
4. A terapia cognitivo-comportamental.
5. A abordagem sistémica.
5.1. A emergência das perspectivas sistémicas
5.2. A perspectiva sistémica do funcionamento humano
5.3. A terapia sistémica
PARTE TEÓRICO-PRÁTICA.
1. A psicologia comportamental.
1.1.Análise Experimental do Comportamento e Análise Comportamental
Aplicada/Modificação do Comportamento
1.1.1.Ciência e comportamento humano
2. Introdução à modificação do comportamento.
2.1. Avaliação e fundamentos
2.2. Desensibilização sistemática.
2.3.Condicionamento operante.
2.4. Elaboração de respostas e discriminação de estímulos.
2.5. Aprendizagem vicariante.
2.6. Asserção social.
3. A terapia sistémica.
Métodos de Ensino
As aulas são estruturadas para um aprofundamento de quadros teóricos. São utilizadas múltiplas metodologias de trabalho, nomeadamente, conferências, apresentações dos alunos, leituras dirigidas, estudo de caso, e análise de textos.
As aulas teóricas privilegiam a exposição de temas pelos alunos, seguida de discussão de grupo.
As aulas teórico-práticas têm como objetivo principal a análise dos métodos da psicologia aplicada; consequentemente, é privilegiado o estudo de casos.
Aulas teóricas e teórico-práticas
Conteúdos Programáticos | Nº de aulas |
Introdução | 2 |
A psicologia comportamental | 9 |
A psicologia cognitiva | 9 |
A psicologia sistémica | 10 |
TOTAL | 30 |
Bibliografia
Dallos, R., & Draper, R. (2005). An introduction to family therapy: Systemic theory and practice (2nd. Ed.). New york: Open University Press.
Dobson, K.S. (2001). Manual de terapias cognitivo-comportamentais (2ª.Ed,). São Paulo: Artmed Editora.
Joyce -Moniz, L. (2002). A modificação do comportamento. Teoria e prática da psicoterapia e psicopedagogia comportamentais. Lisboa: Livros Horizonte.
Takaya, K. (2013). Jerome Bruner. Developing a sense of the possible. Heidelberg: Springer.
Polydoro, S. e Azzi, R. G. (2009). Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da Educação, 29, 75-94
Skinner, B.F. (2003). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, .S. (1996). Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes.
Equipa Docente
- Fátima Henriques Leal
- Paulo Miguel da Silva Cardoso [responsável]