Epistemologia e História da Psicologia
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
No final do semestre os alunos deverão:
- Revelar conhecimentos sobre os fundamentos epistemológicos dos principais modelos teóricos da história da psicologia;
- Revelar conhecimentos sobre os pressupostos e formulações teóricas que subjazem à psicologia como ciência;
- Desenvolver competências de análise e reflexão critica sobre os conteúdos apresentados;
- Desenvolver competências de transmissão de conhecimento científico.
Conteúdos Programáticos
I - MATRIZ EPISTEMOLÓGICA DA PSICOLOGIA
- A natureza do conhecimento científico
1.1. Positivismo
1.2. Interpretativismo
II - A CONSTRUÇÃO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA E AS PRINCIPAIS CORRENTES DE PENSAMENTO NA PSICOLOGIA
- A relevância do estudo da história da psicologia
- A psicologia pré científica: a influência da filosofia
- Os fundadores de uma nova ciência
3.1 Os fisiologistas (Weber, Fechner e Helmoltz)
3.2 Wundt e a abordagem estruturalista da consciência
3.3 William James e a abordagem funcionalista da consciência
3.4 A medida em psicologia: Galton e Binet
3.5 A emergência da psicologia em Portugal: Faria de Vasconcelos e Aurélio da Costa Ferreira.
3.6. A Psicanálise
3.7. O comportamentalismo
3.8. A Psicologia da forma
3.9. A Psicologia Cognitiva
3. 10. A psicologia evolutiva
III – TEMAS RECORRENTES NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
- A relação corpo/mente
- A consciência
- O inconsciente
- Influência externa versus influência interna do comportamento
Métodos de Ensino
As aulas teóricas implicarão um misto entre metodologias assentes na explanação de conteúdos actividades de reflexão e diálogo a partir de documentos. Procura-se uma permanente articulação entre os conteúdos teóricos ministrados e as suas implicações para a prática da psicologia.
As aulas práticas contemplarão actividades reflexivas sobre temas recorrentes na história da psicologia (ex: dualidade corpo/ mente; consciente/ inconsciente; exodeterminismo/endodeterminismo) envolvendo a apresentação de trabalhos em grupo.
Avaliação
· A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno;
· Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores na componente teórica e na componente prática da disciplina;
· Os(as) alunos(as) poderão optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.
Regime de Avaliação Contínua
· No regime de avaliação contínua, os(as) alunos(as) deverão realizar um prova escrita, no final do semestre, e um trabalho prático, não podendo em nenhum deles ter nota inferior a 7,5 valores;
· O trabalho a realizar nas aulas práticas será previamente definido e calendarizados pelo docente;
· O conteúdo da prova escrita será previamente definido pelo docente e incidirá sobre as matérias leccionadas nas aulas teóricas e práticas;
· Na nota final, a prova escrita terá ponderação de 70% e o trabalho prático terá uma ponderação de 30%, não podendo nenhuma delas ser inferior a 7,5 valores;
· A nota final será obtida através da fórmula: NF= 0,7(PE)+0,3(TP)
PE – Prova Escrita TP – Trabalhos Práticos
· A assiduidade e participação nas aulas práticas serão consideradas como factor de ponderação na nota final, pelo que a assiduidade não poderá ser inferior a 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas.
· Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final na componente teórica igual ou superior a 10 (dez) valores e na componente prática da disciplina, também igual ou superior a 10 (dez) valores.
· O plágio na realização de qualquer trabalho de avaliação implica a anulação do mesmo.
Regime de avaliação final
· Poderão apresentar-se a exame os(as) alunos(as) que tenham optado por essa modalidade e os(as) que tenham obtido numa das provas escrita nota inferior a 7,5 valores ou que tenham faltado a uma das provas escritas;
· Os(as) alunos(as) que optarem pelo regime de exame deverão realizar uma prova escrita e uma prova prática. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores implica a não aprovação no exame;
· Os conteúdos da prova escrita de exame incidirão sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e teórico-práticas. A “prova prática” de exame incluirá os conteúdos dos trabalhos realizados nas aulas práticas;
· A “prova prática” poderá ser substituída pela realização dos trabalhos práticos das aulas, desde que em nenhum destes o(a) aluno(a) tenha classificação inferior a 7.5 valores;
· Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.
Bibliografia
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Pervin, L. A & John, O. P. (2001). Personality: Theory and research (8th ed). New York: John Wiley & Sons.
Popper, K. (1999). A vida é aprendizagem. Epistemologia evolutiva e sociedade aberta. Lisboa: Edições 70 (pp. 17-40)
Schultz, D., & Shultz, S. E. (1996). História da Psicologia Moderna (Tradução da 8ª Ed). New York: Thompson
Symington, N. (1999). A experiência analítica. Lisboa: Climepsi
Equipa Docente
- Paulo Miguel da Silva Cardoso [responsável]