2025
Pensamento Filosófico Contemporâneo
Nome: Pensamento Filosófico Contemporâneo
Cód.: FIL02565L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se contribuir a que os estudantes se orientem no horizonte do pensamento contemporâneo, muito especialmente nos vectores e correntes que se cruzam com problemáticas da Psicologia, como complemento de outras disciplinas de frequência obrigatória.
Os alunos deverão:
1) Adquirir informação básica acerca de correntes fundamentais da filosofia contemporânea;
2) Identificar algumas das questões fundamentais e metodológicas;
3) Exercitar o conhecimento adquirido na análise de um problema;
4) Apresentar e discutir criticamente as suas leituras.
Os alunos deverão:
1) Adquirir informação básica acerca de correntes fundamentais da filosofia contemporânea;
2) Identificar algumas das questões fundamentais e metodológicas;
3) Exercitar o conhecimento adquirido na análise de um problema;
4) Apresentar e discutir criticamente as suas leituras.
Conteúdos Programáticos
1. O que é contemporâneo?
Acepções históricas, culturais e filosóficas da noção de contemporâneo
Contemporaneidade, Modernidade, Pós-modernidade
O tempo da autonomia do sujeito
2. Que há de novo na contemporaneidade?
A fragmentação do saber no início do século XX
Interpretação e transformação do mundo
Da certeza à suspeita: à sombra da consciência
3. Correntes do pensamento contemporâneo
Os pensadores da suspeita (Ricoeur)
Marx e a ideologia
Freud e a Psicanálise
Nietzsche e os além-mundos
A Fenomenologia de Husserl: a intencionalidade
A descoberta fenomenológica da existência: Heidegger e Sartre.
Análise exemplar de um fenómeno existencial (ex. a angústia)
A patologia da consciência simbólica: Cassirer
4. Actualidade: Autonomia Vs depressão, excesso de positividade
Tecnociência e ideologia
A alteridade da loucura, segundo Foucault
A produção da depressão (Ehrenberg)
Acepções históricas, culturais e filosóficas da noção de contemporâneo
Contemporaneidade, Modernidade, Pós-modernidade
O tempo da autonomia do sujeito
2. Que há de novo na contemporaneidade?
A fragmentação do saber no início do século XX
Interpretação e transformação do mundo
Da certeza à suspeita: à sombra da consciência
3. Correntes do pensamento contemporâneo
Os pensadores da suspeita (Ricoeur)
Marx e a ideologia
Freud e a Psicanálise
Nietzsche e os além-mundos
A Fenomenologia de Husserl: a intencionalidade
A descoberta fenomenológica da existência: Heidegger e Sartre.
Análise exemplar de um fenómeno existencial (ex. a angústia)
A patologia da consciência simbólica: Cassirer
4. Actualidade: Autonomia Vs depressão, excesso de positividade
Tecnociência e ideologia
A alteridade da loucura, segundo Foucault
A produção da depressão (Ehrenberg)
Métodos de Ensino
Exposição, acompanhada de leitura e comentário de textos, em suporte impresso e videográfico. Privilegia-se o debate entre todos os participantes.
Avaliação
A avaliação poderá ser por exame final (100%) ou por avaliação contínua. Esta basear-se-á em:
1) assiduidade e participação activa (20%);
2) pelo menos uma apresentação oral sobre um texto ou um tema, ou um trabalho de aula (40%);
3) uma prova escrita de exame final (40%)
1) assiduidade e participação activa (20%);
2) pelo menos uma apresentação oral sobre um texto ou um tema, ou um trabalho de aula (40%);
3) uma prova escrita de exame final (40%)
Bibliografia
Agamben, G. (2009): O que é o contemporâneo? Chapecó, Argos
Borges-Duarte, I. (2011): Fragmentariamente. Fenomenologia de uma modalidade da existência. A primazia do texto, Lisboa, Esfera do Caos, 473-483.
Cassirer, E., (2011): A filosofia das formas simbólicas III ? Fenomenologia do conhecimento, São Paulo, Martins Fontes.
Ehrenberg, A. (2010): The Weariness of the Self. Diagnosing the History of Depression in the Contemporary Age, Montreal, McGill-Queen?s University Press
Freud, S. (1901): Sobre os sonhos. Textos essenciais I, Mem martins, Europa-América, 95-139
Habermas, J. (1993): Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa, Ed. 70
Heidegger, M. (2008): O conceito de Tempo [1924]. Tr. I. Borges-Duarte. Lisboa, Fim de Século
Husserl, E. (1990): El artículo de la Encyclopedia Britannica, México, U.N.A.M..
Foucault, M. (2002): História da Loucura. São Paulo, Perspetiva
Sartre, JP., (2005): A intencionalidade, VEREDAS FAVIP, Caruaru, Vol. 2, n. 01, pp. 102?107.
Borges-Duarte, I. (2011): Fragmentariamente. Fenomenologia de uma modalidade da existência. A primazia do texto, Lisboa, Esfera do Caos, 473-483.
Cassirer, E., (2011): A filosofia das formas simbólicas III ? Fenomenologia do conhecimento, São Paulo, Martins Fontes.
Ehrenberg, A. (2010): The Weariness of the Self. Diagnosing the History of Depression in the Contemporary Age, Montreal, McGill-Queen?s University Press
Freud, S. (1901): Sobre os sonhos. Textos essenciais I, Mem martins, Europa-América, 95-139
Habermas, J. (1993): Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa, Ed. 70
Heidegger, M. (2008): O conceito de Tempo [1924]. Tr. I. Borges-Duarte. Lisboa, Fim de Século
Husserl, E. (1990): El artículo de la Encyclopedia Britannica, México, U.N.A.M..
Foucault, M. (2002): História da Loucura. São Paulo, Perspetiva
Sartre, JP., (2005): A intencionalidade, VEREDAS FAVIP, Caruaru, Vol. 2, n. 01, pp. 102?107.
Equipa Docente
- Ângelo Samuel Nunes Milhano [responsável]