2025

Psicologia Social do Ambiente

Nome: Psicologia Social do Ambiente
Cód.: PSI13251M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende compreender as relações pessoa-ambiente, tanto em termos de ambiente natural como construído, tendo por base o enquadramento teórico da psicologia social. Os objetivos são:
- Promover a compreensão dos processos sócio-cognitivos que subjazem à forma como, por um lado, as pessoas influenciam o ambiente (natural e construído) e, por outro lado, como são influenciadas por certas características deste.
- Promover a competência de análise, intervenção e aplicação de teorias e conceitos à compreensão e resolução de problemas sócio-ambientais.
- Capacitar os futuros psicólogos para participarem e incluírem um nível de explicação psicológico em trabalhos de equipas multi-disciplinares, direccionados para os estudos ambientais.

Conteúdos Programáticos

1.Identidade ao lugar e relações intergrupais

2.Perceção de risco e comportamento de prevenção

3.Atitudes, valores, dilemas sociais e comportamento ambiental

4. Influencia do ambiente no comportamento humano e bem-estar

5.Sustentabilidade e responsabilidade social

6.Envolvimento e participação pública

Métodos de Ensino

Aulas teóricas - metodologia expositiva, diálogo incentivando o entendimento da teoria em articulação com a pratica. Recurso a exemplos práticos, visando promover aprendizagem de conteúdos relevantes, pensamento crítico e articulação teoria prática
Aulas práticas ? Recurso a métodos ativos, nomeadamente análise de casos através de visualização de filmes e leitura de textos e descrição de histórias sociais; análises críticas de artigos científicos e visualização ou reprodução de algumas investigações clássicas, seguida de discussão. Visa-se aproximar teoria e prática, desenvolver o espírito critico relativamente à teoria e prática aprendidas.
O trabalho autónomo fora das aulas ? envolve pesquisa, leitura de textos e preparação de conteúdos a apresentar nas aulas
Aulas abertas/Conferencias (presenciais/online) - com convidados nacionais e internacionais para facilitar a aproximação teoria prática

Avaliação

Regime de Avaliação Contínua
Avaliação contínua inclui dois momentos: (1) trabalhos de grupo de apresentação e análise crítica de artigos científicos; (2) Trabalho de grupo de construção de projeto de investigação.
Cada um dos trabalhos tem um peso de 50% para a nota final
A participação dos alunos nas aulas teóricas e prática é obrigatória, sendo, contudo, considerada uma tolerância de 25%. Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.

Regime de avaliação final
Avaliação final inclui dois momentos: (1) trabalho individual de apresentação e análise crítica de artigos científicos (50%); (2) Trabalho individual de construção de projeto de investigação (50%).
Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.

Bibliografia

Bernardo, F.; Palma-Oliveira, J.M. (2016) Urban neighbourhoods and intergroup relations: the importance of place identity. Journal of Environmental Psychology, 45, pp 239-251.
Clayton, S. & Manning, C. (2018) Psychology and Climate Change: Human Perceptions, Impacts, and Responses
Devlin, A.S. (2018) (Ed.) Environmental Psychology and Human Well-Being: Effects of Built and Natural Settings. Cambridge: Elsevier
Fleury-Bahi, G.; Pol, E.; Navarro, O. (2016) Handbook of Environmental Psychology and Quality of Life Research. Springer.
Gardner, G. & Stern, P. (2002). Environmental Problems and Human Behavior. Boston: Person pubs.
Gifford, R. (2013) Environmental Psychology: Principles and Practice. Boston: Allyn and Bacon.
Gifford, R.(Ed.) (2016) Research Methods for Environmental Psychology. Malden, MA: John Wiley & Son
Steg, L.; Van Den Berg, A.E,; De Groot, J. I.M. (2019) Environmental Psychology. Second edition. Chichester: Blackwell.

Equipa Docente