2024

História Diplomática

Nome: História Diplomática
Cód.: HIS02296L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer, caracterizar e discutir as diferenças entre diplomacia, política externa e relações internacionais. Conhecer os conceitos de diplomacia e as características da ?diplomacia pura?; a ?morfologia? e a ?patologia? diplomática; a evolução histórica das linhas essenciais da diplomacia moderna e contemporânea; ser capazes de analisar e discutir os elementos constitutivos da análise diplomática; ser capazes de analisar e discutir temas de história da diplomacia e das relações internacionais desde o Congresso de Viena à actualidade; ser capazes de executar exercícios de avaliação tendo como base a bibliografia que se debruça sobre os temas que constituem o ?conteúdo temático? desta Unidade Curricular.

Conteúdos Programáticos

I PARTE
1.1. Introdução: O que é a Diplomacia? O que é a História Diplomática?
1.2. Conceitos de diplomacia.
1.3. Morfologia diplomática.
1.4. Patologia diplomática.
1.5. Análise da actividade diplomática.
II PARTE
1. A História das Relações Internacionais como história do sistema de estados europeus: Do Congresso de Viena à guerra Franco-Prussiana.
2. Da guerra Franco-Prussiana à I Guerra Mundial.
3. I Guerra Mundial e Relações Internacionais.
4. A feitura da Paz (1918-1923).
5. As consequências da Grande Guerra na política internacional.
6. As "origens" da Segunda Guerra Mundial: História e Historiografia.
7. A política internacional na II Guerra Mundial.
8. As "origens" da Guerra Fria: História e Historiografia.
9. As relações "este-oeste": da Guerra da Coreia à implosão da URSS.
10. As Descolonizações e a emergência do mundo afro-asiático (política e economia).
11. A história das Relações Internacionais depois da Guerra Fria.

Métodos de Ensino

As primeiras aulas serão de introdução dando perspetiva geral do tema. Em seguida definem-se conceitos de técnica e prática diplomática, complementados com outros de vários campos das ciências humanas e sociais. Subsequentemente, e para permitir uma melhor identificação do objecto de estudo, serão enunciados e discutidos acontecimentos diplomáticos, de política externa e de relações internacionais. A apresentação de casos concretos permitirá uma melhor introdução dos conceitos essenciais ao funcionamento da unidade curricular e ao aproveitamento dos alunos. Os alunos preparar-se-ão para todas as provas de avaliação, como para as aulas teórico-práticas, lendo a bibliografia previamente distribuída.

Avaliação

Os alunos deverão ler uma média de 30 páginas por semana como preparação para duas provas de frequência com a duração de 120 minutos.
Ponderação: duas frequências (50% cada).
A obtenção de classificação inferior a 8 valores numa das provas de frequência implica a passagem imediata do aluno para o regime de exame.
Frequências e exames com consulta.

Bibliografia

BEST, A. et alia, International History of the Twentieth Century and Beyond, (3.ª ed., Londres, 2014);
BLANNING, T. C. W. (ed.), The Nineteenth Century Europe 1789-1914, (Oxford, 2000);
BERRIDGE, G. R., Diplomacy: Teory and Practice, (N.Iorque, 2005);
COOPER, Andrew F. et alia (ed.), The Oxford Handbook of Modern Diplomacy, (Oxford, 2015);
LEFFLER, M. P. e WESTAD, O. A. (ed.), The Cambridge History of the Cold War, 3 volumes, (Cambridge, 2010);
MAGALHÃES. J. Calvet de, A Diplomacia Pura, (s.l., 1996);
SCHROEDER, P. W., The Transformation of European Politics. 1763-1848, (N. Iorque, 1996);
SIMMS, B., Europe: The Struggle for Supremacy. From 1453 to the Present (Londres, 2014);
STEINER, Z., The Lights That Failed: European International History, 1919-1933, (Oxford, 2005);
Idem, The Triumph of the Dark: European International History: 1933-1939, (Oxford, 2011);
TAYLOR, A. J. P., The Struggle for Mastery in Europe. 1848-1918, (Oxford, s.d.);

Equipa Docente