2023

Planeamento de Empreendimentos Turísticos

Nome: Planeamento de Empreendimentos Turísticos
Cód.: SOC13863L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

x

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno no final das aulas tenha obtido os seguintes objectivos de aprendizagem:
- Aferir o papel dos Empreendimentos Turísticos no sistema de produção turística.
- Reconhecer o processo de planeamento e desenvolvimento dos Empreendimentos Turísticos.
- Compreender a estrutura organizacional dos principais departamentos nos Empreendimentos Turísticos.
- Identificar processos de planeamento e gestão de operações hoteleiras.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento ao processo de desenvolvimento de um Empreendimento Turístico
1.1 A administração e a propriedade
1.2 A importância das políticas de gestão ambiental
2. O Empreendimento Turístico: Estrutura e Organização de serviços
2.1 Estrutura organizacional; organigrama; departamentalização
2.2 Áreas funcionais e o papel das Chefias. Figuras profissionais e suas funções
2.3 Estrutura típica dos Emp. Turísticos em Portugal
3. Planeamento e gestão do departamento de alojamentos
4. Planeamento e gestão do departamento de Eventos e Food&Beverage
4.1 Organização do departamento de F&B
4.2 Planeamento de operações de F&B
4.3 Métodos de controlo no departamento de F&B

Métodos de Ensino

Método expositivo, privilegiando o diálogo, debate entre os alunos. Aplicação de estudos de caso, fichas de exercícios e trabalhos de grupo e individuais; visitas de estudo de inspeção/observação a empreendimentos turísticos. Recurso à plataforma de e-learning Moodle da Universidade de Évora, para disponibilização de conteúdos, realização de tarefas práticas e recurso às fontes de informação disponibilizadas na internet e bases de dados.
Formas de avaliação: 1 prova escrita individual (60%); trabalhos/relatórios (40%).

Bibliografia

COSTA, R. (2008). Introdução à Gestão Hoteleira. Edições Lidel: Lisboa. (pp.38-104)
COSTA, R. e SOUSA, T. (2011). Introdução à Gestão Comercial Hoteleira. Edições Lidel: Lisboa. (pp. 85-166).
DOPSON, L.R. and HAYES,, D.K. (2009). Managerial accounting for the Hospitality Industry. Wiley Ed: Canada.
KOTAS, Richard (1999). Management Accounting for Hospitality and Tourism, 3rd Edition, Thomson: London. (pp. 1-34)
LEGOHÉREL, P. and FYALL A. (2013). Revenue Management for Hospitality & Tourism, Goodfellow Pub: Oxford.
MEDLIK, S. (2003). Dictionary of Travel, Tourism and Hospitality, 3rd Ed.. Butterworth Heinemann: Oxford.
RUTHERFORD, D. G. and O’FALLON, M. J. (2007). Hotel Management and Operations, 4th Ed., ed. John Wiley & Sons: USA.

Equipa Docente