2023

Produtos Turísticos

Nome: Produtos Turísticos
Cód.: SOC13862L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular de Produtos Turísticos tem como principal objetivo apresentar, caracterizar e analisar o contexto da oferta e procura dos produtos turísticos a nível regional, nacional e internacional.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular de Produtos Turísticos tem como principal objetivo apresentar, caracterizar e analisar o contexto da oferta e procura dos produtos turísticos a nível regional, nacional e internacional. Pretende-se que no final do semestre os alunos tenham adquirido as competências essenciais para trabalhar as especificidades de cada um dos produtos turísticos abordados num contexto organizacional de crescente competitividade, no domínio do planeamento e desenvolvimento do produto turístico de acordo com as necessidades e expectativas do (s) segmento (s) de mercado e as respetivas tendências de desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos

I. Introdução e contextualização sobre os produtos turísticos
1. Produto e produto turístico: conceitos e diferentes abordagens
2. Características do produto turístico
3. Ciclo de Vida do(s) Produto(s) turístico(s) e do mercado turístico

II. Produtos Turísticos para Portugal
1.Criação e desenvolvimento de produtos turísticos
1.1. Conceito, segmentos-alvo e especificidades associadas ao desenvolvimento dos produtos turísticos
i. Turismo Rural, Turismo de Natureza e Ecoturismo
ii. Turismo Sol e Mar
iii. Turismo de Negócios
iv. Turismo Cultural - touring
v. Gastronomia e Vinhos
vi. Turismo urbano e City Breaks
vii. Saúde e Bem-Estar
viii. Turismo Residencial
ix. Golfe
x. Turismo Náutico
1.2. Estudos de caso de outros Produtos Turísticos emergentes

Métodos de Ensino

As matérias a leccionar serão abordadas nas aulas teórico-práticas, não só utilizando os métodos expositivo e de explicação, para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o diálogo, o debate e a análise de casos reais para aprofundar as diversas questões. Os alunos serão incentivados a identificar fontes de informação complementares às indicadas para cada tema, não só recorrendo aos instrumentos tradicionais de pesquisa, mas também aos meios electrónicos disponíveis. Serão propostos trabalhos em grupo a realizar pelos alunos sobre produtos turísticos. Sempre que possível prevê-se a realização de visitas de estudo ou a participação em conferências que permitam aos alunos contactar com diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula.

Bibliografia

Buckley, R. (2010). Adventure Tourism Management. Oxford: BH.
Davidson, R. (2003). Business travel. Harlow: Pearson Education.
Fennel, D. (1999). Ecotourism: An introduction. London: Routledge.
Hall C. M.; Sharpes L.; Macionis, N. & Cambourne B. (2003). Food Tourism Around the World: Development, Management and Markets. Oxford: Butterworth – Heinemann.
Hinch T. D. & Higham J. (2004). Sport Tourism Development. Aspects of Tourism Series. Clevedon: Channel View Publications.
Kotler, P., Bowen J. & Makens, J. (1999). Marketing for Hospitality and Tourism. 2nd Ed., USA – Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall
Lukovic, T. (2013). Nautical Tourism. Wallingford: Cabi International
Mill, R. (2008). Resorts : management and operation. New Jersey: John Wiley & Sons
Minnaert, L., Maitland, R. & Miller, G. (2011). What is social tourism? Current Issues in Tourism, 14(5), 403-415.

Equipa Docente