2023

Espanhol I

Nome: Espanhol I
Cód.: LLT13840L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português, Espanhol
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC de Espanhol I permite adquirir competências linguísticas básicas no contexto de serviços do turismo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

(Nível QECR: A1)

I. Objectivos:

• compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas; apresentar-se e apresentar outros e fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

II. Competências:

A. Produção oral: É capaz de produzir expressões simples e isoladas sobre pessoas e lugares.

B. Produção escrita: é capaz de escrever expressões e frases simples.

C. Compreeensão do oral: É capaz de seguir um discurso muito pausado e muito cuidadosamente articulado, com pausas longas que lhe permitam assimilar os significados.

D. Compreensão na leitura: É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário.

Conteúdos Programáticos

Cumprimentos e despedidas.
Apresentações e descrição física/psicológica.
A rotina diária e actividades de lazer.
Indicar gostos e preferências.
Indicar estados de ânimo e saúde.
Falar de planos futuros.
Descrever pessoas e lugares no passado.
Explicar uma situação passada.
Mostra acordo e desacordo.
Conteúdos gramaticais:Os pronomes pessoais em espanhol.Usos de tú / usted.Fórmulas de apresentação e introdução na conversação.
O artigo:artigo determinado e artigo indeterminado.Usos,formas e funções.
Os interrogativos.
O género e o número dos nomes em espanhol:a formação do plural.
Os demonstrativos.
O presente de indicativo(verbos regulares,reflexos e irregulares).
O pretérito imperfecto de indicativo (verbos regulares e irregulares).
O futuro simple(verbos regulares e irregulares).
A concordância substantivo-adjectivo.
Os numerais cardinais e ordinais.
Os possessivos.Formas,usos e posição.
Principais verbos auxiliares em espanhol:Ser/Estar/Haber.
Algumas preposições e advérbiosde lugar

Métodos de Ensino

(1) exposição directa ao uso autêntico da língua (através de materiais como: vídeos, textos escritos – jornais, revistas, etc. – Internet, CD-ROM, entre outros) ;
(2) participação directa em interacção comunicativa;
(3) apresentações, explicações, exercícios/actividades de exploração;
(4) versão e retroversão língua materna/língua estrangeira;
(5) trabalho individual, em pares, em grupo;
(6) participação em discussões formais/informais;
(7) estudo acompanhado;
(8) de forma autodidáctica, por estudo orientado feito por si próprio.
Os alunos poderão escolher entre dois tipos de avaliação: (1) contínua ou (2) por exame.
(1) Avaliação contínua: a. Frequência escrita (35%); b. Frequência oral (25%); c. Trabalhos, ao longo do semestre (40%);
(2) Avaliação por exame: a. Exame escrito (60%); b. Exame oral (40%).

Bibliografia

Luis Aragonés y Ramón Palencia. Gramática de uso del español actual. SM. Madrid.
Moreno, Concha y Martina Tuts (2009). Cinco estrellas: Español para el Turismo. Madrid, SGEL
Sánchez Lobato, Moreno García y Santos Gargallo. Español sin fronteras. Nivel elemental. Sgel. Madrid.
Blanco, Ana Isabel, Jiménez, Esther, Valero, Mª Pilar y Daniel Villar (2018). Turismo 1. Madrid, SGEL
AA.VV. Gramática esencial de español para extranjeros. Sgel. Madrid.
Sánchez, Martín, Matilla. Gramática práctica de español para extranjeros. Sgel. Madrid.
J. Alcina y J.M. Blecua. Gramática española. Ariel. Barcelona.
Hermann Willers. Gramática de español ( Traduçao de Isidro Silva). Editorial Presenta. Lisboa.
Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Gramática española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid
Rafael Fernández Díaz. Prácticas de Fonética española para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid
Ángeles Sanz Juez. Prácticas de léxico español para hablantes de portugués. Arco/libros. Madrid.

Equipa Docente