2023

Marketing e Turismo

Nome: Marketing e Turismo
Cód.: GES13850L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Domínio dos conceitos básicos e das técnicas e instrumentos de marketing turístico.
- Sensibilidade para a especificidade do marketing nas organizações turísticas.
- Compreensão e capacidade de análise dos comportamentos de consumo e de compra dos indivíduos nos mercados turísticos.
- Capacidade de analisar estratégias de marketing turístico.
- Capacidade de interrelacionar os tópicos tratados na unidade curricular

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
O conceito de marketing e o turismo
O papel do marketing no planeamento estratégico das organizações
As características específicas do marketing dos serviços turísticos
2. A Estratégia de Marketing
O ambiente de marketing
Objetivos e opções estratégicas fundamentais
O marketing-mix
3. A Análise do Mercado
O sistema de informação de marketing
A investigação de mercado nos serviços
4. O Comportamento do Consumidor
Um modelo do comportamento do consumidor
O comportamento dos consumidores de serviços
A perceção dos serviços e a satisfação dos clientes
5. Segmentação, Posicionamento e Marca
Critérios, metodologia e estratégias de segmentação
O posicionamento
O papel da marca nos serviços
6. Políticas de Marketing-Mix
O desenvolvimento e a gestão de produtos turísticos
A construção de relações de fidelidade com os clientes
A distribuição dos produtos turísticos
As decisões de preço nos produtos turísticos
A comunicação dos produtos turísticos

Métodos de Ensino

Regime presencial em sala fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático. Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
- Análise e discussão de estudos de caso. Regime não presencial, estudo à distância através do Moodle.
Regime de avaliação contínua: Teste escrito a realizar individualmente, que abrangerá toda a matéria da disciplina (70%). Resolução e discussão de casos práticos em grupo (30%)
Regime de avaliação em exame: teste escrito individual, que abrangerá toda a matéria da disciplina (100%)
Os alunos serão aprovados à disciplina com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 7 valores em qualquer das provas de avaliação.
A presença nas aulas é obrigatória. Para obter aprovação na disciplina os alunos deverão assistir a pelo menos 75% das aulas.

Bibliografia

Lendrevie, Jacques; et al. (2004). MERCATOR XXI: TEORIA E PRATICA DO MARKETING. Lisboa, Publicações Dom Quixote.

Kotler, Philip; Bowen, John; Makens, James (2004). MARKETING PARA TURISMO. 3ª Ed., Prentice-Hall.


Zeithaml, V.; Bitner, M. J.; Gremler, D. (2005). SERVICES MARKETING. 4th International Edition. McGraw-Hill.