2023

Bioquímica Clínica

Nome: Bioquímica Clínica
Cód.: QUI13659M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos no domínio da Bioquímica Clínica, que lhes permitam interpretar os processos bioquímicos presentes num organismo saudável e correlacioná-los com as principais disfunções causadoras de patologias, bem como estudar os meios de diagnóstico, técnicas e métodos analíticos adequados à determinação dos parâmetros bioquímicos em amostras biológicas.
Esta Unidade Curricular pretende desenvolver nos alunos um conjunto de competências interpessoais, instrumentais e sistemáticas, incluindo competências para recolher, selecionar e interpretar informação científica relevante no domínio da Bioquímica que lhes permita identificar, quantificar e interpretar os principais marcadores bioquímicos e respetivos parâmetros, discutir sobre as suas implicações e comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da disciplina.

Conteúdos Programáticos

Conceitos básicos em Bioquímica Clínica. A problemática de um laboratório de Bioquímica Clínica. Amostras biológicas e metodologias utilizadas em Bioquímica Clínica. Controlo de qualidade intra e extra-laboratorial. Valores de referência e sua importância clínica.
Principais patologias e respetivas disfunções metabólicas. Parâmetros bioquímicos avaliados numa análise de rotina. Proteínas plasmáticas como marcadores bioquímicos. Importância dos enzimas séricos no diagnóstico de patologias hepática, enfarte do miocárdio, doenças pancreáticas e musculares. Dislipoproteinémias e fatores de risco nas doenças cardiovasculares. Parâmetros bioquímicos de diagnóstico e monitorização de Diabetes mellitus. Função renal e equilíbrio hidro-electrolítico. Função endócrina e patologias correlacionadas. Marcadores tumorais. Análise de dados em Bioquímica Clínica. Interpretação de casos práticos.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual suportado na bibliografia recomendada. As aulas teóricas são plenárias e apoiadas por técnicas audiovisuais. Nas aulas práticas laboratoriais proceder-se-á ao planeamento e execução do trabalho experimental que concretize os conteúdos teóricos lecionados bem como à discussão de casos práticos.
O sistema de avaliação tem em conta o trabalho realizado e o aproveitamento obtido nas diferentes componentes da unidade curricular. A componente prática laboratorial (NL) é avaliada de forma contínua com base na assiduidade e na interpretação e discussão dos resultados. Será também realizado um projeto de investigação sobre os principais marcadores bioquímicos para diagnóstico/ monitorização de uma dada patologia (NP).
A componente teórica (NT) pode ser avaliada por avaliação contínua, com realização de 2 testes escritos e por exame. A nota final é calculada, atendendo às seguintes ponderações: NF=0.3*NL+0.2*NP+0.5*NT.

Bibliografia

- Burtis, C. A. & Bruns, D. E. (2014). Tietz, Fundamentals of Clinical Chemistry, 7nd edition, Elsevier, USA.

- Devlin, T. M. (2010). Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations, 7th edition. John Wiley & Sons, Inc., New York.

- Gaw, A., Murphy, M.J., Cowan, R. A., O¢Reilly, D.S., Stewart, M. J. & Shepherd (2008). Clinical Biochemistry: An Illustrated Colour Text. 4nd edition, Ed. Churchill Livingston, Edinburgh.

- McPherson, R. A.& Pincus, M. R. (2011). Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 22nd edition, Saunders, Elsevier, USA.