2023

Ética da Investigação Científica e Tecnológica em Ciências da Vida

Nome: Ética da Investigação Científica e Tecnológica em Ciências da Vida
Cód.: FIL10250M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade curricular procura identificar o quadro axiológico das Ciências da Vida e apontar as consequências éticas desse quadro para a investigação científica e tecnológica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos deverão ser capazes de:
1.Identificar o quadro axiológico da Ciência e as consequência para a Ética da Investigação Científica e
Tecnológica;
2.Conhecer as principais linhas de progresso científico e tecnológico em matéria de ciências da vida;
3.Identificar os principais problemas éticos que tais tecnologias levantam e tomar consciência da sua
complexidade;
4.Conhecer as principais correntes da reflexão ética em matéria de biotecnologias;
5.Discutir critérios que permitam decidir, entre alternativas dilemáticas, as formas de conduta mais
adequadas;
6.Capacitar para a participação nos grandes debates em torno de questões candentes levantadas pela
bioética.

Conteúdos Programáticos

1. O quadro axiológico da Ciência Moderna. A construção da objectividade e os seus correlatos. Os processos,
os instrumentos. A importância da técnica e da tecnociência.
2. Problemas éticos na investigação científica e tecnológica contemporâneas .
3. Racionalidade e ideologia nas Ciências da Vida.
4. Tecnociência e manipulação da natureza humana: o emergir do problema bioético.
5. A natureza humana e os principais modelos teóricos em bioética.
6. Os conceitos de Liberdade, Autonomia, Dignidade da Pessoa Humana e sua utilização em bioética.
7. Dimensão social, económica e política da Ética da Investigação Científica e Tecnológica em Ciências da
Vida.
8. Análise e discussão de casos práticos.

Métodos de Ensino

A metodologia a ser utilizada socorrer-se-á de técnicas múltiplas, que irão da exposição à leitura e comentário
de textos e à discussão de casos dilemáticos.
Os alunos serão avaliados com base na apresentação, em 15 minutos, de um tema, e na condução da
discussão que essa apresentação consiga suscitar.
A avaliação tomará, também, em conta o nível e a qualidade do empenhamento no desempenho das
actividades propostas.

Bibliografia

Aavv (2005) Ética e Investigação Científica. Actas do X Seminário CNEV
Cortina A(2005) Ética Mínima. Barcelona: Gredos
Daston L, Galison P (2005) Objectivity. NY: Zone Books
Fukuyama F(2002) O nosso futuro pós-humano. Consequências da revolução biotecnológica, trad. V Antunes.
Lisboa: Quetzal E
Ganguilhem G (2007) Ideolgia e Racionalidade nas Ciências da Vida, trad. E Piedade. Lisboa: D.Quixote
Hottois G(1991) El Paradigma Bioético. Una ética para la tecnociencia, trad. MC Monge. Barcelona: Anthropos,
Ed del hombre
Latour B(1994) Jamais fomos Modernos, trad., Carlos Irineu Costa. São Paulo: Ed 34.
Latour B, Woogar S(1997) A vida nos laboratórios. A produção os fatos científicos, trad. A Viena. R J, Relume
Damará
Sève L (1997) Para uma crítica da Razão Bioética, trad. MJ Figueiredo. Lisboa: Ins Piaget.
Shapin S(1999) A Revolução Científica, trad. R Roque. Lisboa: Difel
Singer P(1994) Rethinking Life and Death. The collapse of our traditional ethics. NY:St. Martin’s Griffin

Equipa Docente