2023

Introdução à Profissão Farmacêutica

Nome: Introdução à Profissão Farmacêutica
Cód.: CMS13737I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Farmacêuticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A Unidade curricular de Introdução à Profissão Farmacêutica tem como principal objetivo providenciar conhecimento teórico sobre a evolução da farmácia na sua relação com as drogas e atividades curativas até à autonomização da profissão de boticário e farmacêutico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objetivo providenciar conhecimento teórico sobre a evolução da farmácia na sua relação com as drogas e atividades curativas até à autonomização da profissão de boticário e farmacêutico.
Pretende também desenvolver nos alunos competências para utilizarem os conceitos apropriados sobre os temas em estudo, escreverem e expor corretamente um texto e desenvolverem de forma autónoma projetos de trabalho.
Reconhecer o papel do farmacêutico ao longo da sua evolução enquanto profissional e na atualidade; como peça fundamental das equipas multidisciplinares em saúde e da sociedade em geral.

Conteúdos Programáticos

Do boticário ao farmacêutico: conceitos, cronologias e periodizações;
Terapêuticas pré-históricas e antigas;
Agentes e atividades de saúde na Europa (séculos XIII-XIV);
Portugal no contexto europeu (séculos XV-XVIII). Ensino informal e formal;
Procura social e oportunidades de carreira: os boticários;
Boticas, boticários, droguistas e medicinas coloniais na Idade do Comércio;
Revolução científica e suas implicações nas práticas terapêuticas. As farmacopeias;
«Remédios fingidos e segredos ilusórios”: controlo profissional dos boticários, médicos e mezinheiros no século XVIII;
O início da educação institucional em farmácia (século XIX);
Associativismo farmacêutico e defesa da profissão;
Ensino farmacêutico universitário.

Dimensões científicas e profissionais das Ciências Farmacêuticas:
Impacto socioeconómico do medicamento;
Farmácia comunitária e hospitalar.
Cuidados de saúde primários;
Indústria e Distribuição farmacêutica;
Análises Clínicas e Ambientais;
Autoridade Nacional.

Métodos de Ensino

As aulas são predominantemente teórico-práticas e as metodologias de ensino diversificadas procurando incentivar os alunos para uma aprendizagem participada e colaborativa. Para isso, recorrer-se à:
a) leitura crítica da bibliografia recomendada e/ou de outros materiais didáticos, estimulando os alunos para a participação em fóruns de discussão criados no contexto de aula;
b) organização, sistematização e apresentação da informação apresentada pelo professor e/ou pesquisada pelos alunos;
c) realização de visitas de estudo ao Museu da Farmácia e ao Hospital de São José;
d) utilização da plataforma moodle para alojar os materiais disponibilizados pelo docente e para desenvolver atividades letivas com a participação dos alunos.

Avaliação contínua com participação nos workshops e sessões de debate em contexto de aula. (15%); relatórios das visitas de estudo (15%); realização de um de trabalho (10%) e sua apresentação oral (20%) e duas frequências (50%) ou alternativamente Exame (100%).

Bibliografia

1. J. R. Pita; História da Farmácia, Livraria Minerva Editora, Coimbra, 2000.
2. J. M. L. Piñero; Breve historia de la medicina , Alianza Editorial, 2001;
3. Bynum, W. F. e Porter, R; Companion Encyclopedia of the History of Medicine , London & New York, Routledge, 1997;
4. Conrad, L. at al.; The Western Medical Tradition. 8000 BC to AD 1800 . Cambridge: Cambridge University Press, 1995;
5. Kiple, K. F.; The Cambridge World History of Human Disease ; Cambridge: Cambridge University Press; 1993;
6. Porter, Roy; The Cambridge Illustrated History of Medicine . Cambridge: Cambridge University press, 1996;
7. Weatherall, M. In search of a cure. A history of pharmaceutical discovery . Oxford: Oxford University Press, 1990.