2024
Química Geral
Nome: Química Geral
Cód.: QUI01090L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta unidade curricular apresenta os conceitos e princípios fundamentais da Química e dá uma panorâmica da importância da Química na Sociedade.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer e compreender os conceitos e princípios fundamentais da Química.
Conhecer e compreender a importância da Química na Sociedade e o papel central que desempenha na explicação e interpretação de fenómenos em múltiplas áreas científicas e tecnológicas.
Conhecer e compreender a importância da Química na Sociedade e o papel central que desempenha na explicação e interpretação de fenómenos em múltiplas áreas científicas e tecnológicas.
Conteúdos Programáticos
1. Constituição da matéria
2. Tabela periódica
3. Ligação química
4. Estados de agregação da matéria
5. Soluções
6. Termodinâmica química
7. Equilíbrio químico
8. Equilíbrio em sistemas heterogéneos
9. Equilíbrios iónicos em sistemas homogéneos: ácido-base
10. Electroquímica
11. (capítulo opcional)
Química dos seres vivos
Química da corrosão
Cinética química
2. Tabela periódica
3. Ligação química
4. Estados de agregação da matéria
5. Soluções
6. Termodinâmica química
7. Equilíbrio químico
8. Equilíbrio em sistemas heterogéneos
9. Equilíbrios iónicos em sistemas homogéneos: ácido-base
10. Electroquímica
11. (capítulo opcional)
Química dos seres vivos
Química da corrosão
Cinética química
Métodos de Ensino
O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado na bibliografia recomendada e notas colhidas pelos alunos durante as aulas ou na pesquisa realizada individualmente. Nas aulas teóricas serão expostos, comentados e discutidos os tópicos constituintes do programa da unidade. Nas aulas teórico-práticas, serão propostos aos alunos problemas de aplicação. Nas aulas práticas laboratoriais executam-se trabalhos simples que concretizam exemplos práticos dos conteúdos teóricos e introduzem o aluno ao manuseamento de material e reagentes, respeitando as regras gerais de segurança em espaços laboratoriais.
A avaliação tem componentes teórica e prática. A avaliação teórica é feita por 2 testes, com igual peso, ou por 1 exame.
A avaliação prática resulta de um conjunto de relatórios entregues pelo aluno e da participação nas aulas de laboratório.
A nota final é calculada de acordo com a fórmula 0.7T+0.3L em que T é a nota teórica e L a nota prática.
A avaliação tem componentes teórica e prática. A avaliação teórica é feita por 2 testes, com igual peso, ou por 1 exame.
A avaliação prática resulta de um conjunto de relatórios entregues pelo aluno e da participação nas aulas de laboratório.
A nota final é calculada de acordo com a fórmula 0.7T+0.3L em que T é a nota teórica e L a nota prática.
Avaliação
A classificação na disciplina distribui-se pelos seguintes parâmetros:
Nota final = 0,7 T + 0,3 P
T Classificação obtida na componente teórica através da realização de exame escrito final ou a média
aritmética das classificações obtidas em 2 frequências.
P Classificação obtida na avaliação do trabalho realizado na componente prática e que engloba a
assiduidade (A), preparação dos trabalhos (P), prestação no laboratório (L), e avaliação dos relatórios
realizados em grupo(R), de acordo com a seguinte ponderação:
P = 0,1*A + 0,2*P + 0,2*L + 0,5*R
O modo de avaliação prática é disponibilizado aos alunos no início do semestre, incluindo a lista dos
trabalhos a realizar, dos relatórios a entregar e a respetiva calendarização.
Nenhuma das duas componentes pode ter valor inferior a 9,5 valores.
Nota final = 0,7 T + 0,3 P
T Classificação obtida na componente teórica através da realização de exame escrito final ou a média
aritmética das classificações obtidas em 2 frequências.
P Classificação obtida na avaliação do trabalho realizado na componente prática e que engloba a
assiduidade (A), preparação dos trabalhos (P), prestação no laboratório (L), e avaliação dos relatórios
realizados em grupo(R), de acordo com a seguinte ponderação:
P = 0,1*A + 0,2*P + 0,2*L + 0,5*R
O modo de avaliação prática é disponibilizado aos alunos no início do semestre, incluindo a lista dos
trabalhos a realizar, dos relatórios a entregar e a respetiva calendarização.
Nenhuma das duas componentes pode ter valor inferior a 9,5 valores.
Bibliografia
Chang, R., Química, 8ª Edição, McGraw-Hill, 2005.
Atkins, P. e Jones, L., Chemical principles: The Quest for Insight, 2ª edição, W. H. Freeman & Company, Nova Iorque, 2002.
Reger, D., Goode, S. e Mercer, E., Química: Conceitos e Princípios, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1997.
Atkins, P. e Jones, L., Chemical principles: The Quest for Insight, 2ª edição, W. H. Freeman & Company, Nova Iorque, 2002.
Reger, D., Goode, S. e Mercer, E., Química: Conceitos e Princípios, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1997.