2023

Programação e Sistemas Inteligentes

Nome: Programação e Sistemas Inteligentes
Cód.: INF10358M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dar conhecimentos de programação aos alunos que lhes permitam desenvolver programas de controlo e monitorização, aplicações numéricas e interfaces gráficas para equipamentos, usando diversos ambientes de programação.

Conteúdos Programáticos

Programação orientada por objectos O paradigma da programação por objectos. Estruturação de dados. Instruções de controlo. Aplicação à implementação de sistemas de controlo e monitorização.
Criação de interfaces gráficas para controlo - Recepção de dados provenientes de instrumentação de medida, computadores ou autómatos programáveis (leituras, mensagens de erro, alertas, estados, etc.). Apresentação da informação em interface gráfica (gráficos de evolução no tempo, níveis de alarme, históricos, etc.). Recebimento de ordens provenientes de um utilizador humano através da interface gráfica. Processamento da informação através de algoritmos de controlo e seu envio para os sistemas dependentes.
Controlo e automatização - Aplicação ao controlo e automatização de processos de produção.

Métodos de Ensino

Consiste em:
3. Aulas presenciais teóricas-práticas em ambiente laboratorial.
O ensino é baseado em aulas teórico-práticas. Procura-se uma aprendizagem activa que estimule o aluno a aplicar os diversos conhecimentos adquiridos.
Nas aulas são focadas aplicações dos conceitos e ferramentas expostos. Algumas destas aulas são usadas para o desenvolvimento acompanhado do projecto da disciplina.
A avaliação consiste num único trabalho a ser realizado durante o semestre. A nota final é a nota obtida neste trabalho, sendo aprovados os alunos com nota>=10.

Bibliografia

Programação Orientada aos Objectos em Java 2. F. Mário Martins. FCA Editores.
Core Java - Volume 1 Fundamentals, Cay Horstmann & Gary Cornell, Prentice Hall
Dive Into Python 3, Apress Series, Mark Pilgrim, Jesse Noller Edição 2, Apress, 2009
Computer Graphics: Principles and Practice, J. Foley, A. Van Dam, S. Feiner and J. Hughes, Addison- Wesley, 1996.

Equipa Docente