2023

Riscos Ambientais

Nome: Riscos Ambientais
Cód.: FIS12544M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Física

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

Esta unidade curricular pretende contribuir para a formação pessoal e científica, em geral, e em particular para dotar os estudantes de um conhecimento abrangente no que diz respeito aos riscos ambientais, em especial nos domínios da meteorologia, climatologia, sismologia e vulcanologia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos avançados sobre clima, fenómenos meteorológicos extremos e alterações climáticas. Proporcionar ferramentas de análise, compreensão e previsão dos principais fenómenos meteorológicos, a sua perigosidade e risco. Incentivar a discussão cientificamente fundamentada em torno das alterações climáticas e do aquecimento global.
Adquirir conhecimentos avançados sobre os métodos de avaliação da perigosidade sísmica, risco sísmico, e risco vulcânico e medidas de prevenção. Conhecer o risco sísmico e a perigosidade sísmica em Portugal

Conteúdos Programáticos

Sistema climático. Circulação Geral da atmosf e Oceanos, ciclos globais de energ, água e mom. angular e climas na Terra. Normais e classificações climát. Variabilidade, predictabilidade e oscilações quase periódicas.Condensação, nuvens, nevoeiro, precipitação, trovoadas e relâmpagos. Eventos meteorológicos extremos. Seca. Meteorologia e poluição. Meteor. e fogos.
Ef. estufa. Forçamento radiativo e alterações climát. Cenários clima futuro.
Conceitos básicos de sismol (fontes propagação, efeitos inelásticos. Sismic. histórica e instrum, escalas de intensidade e magnit, ef sítio, VS30, funções de transferência. Métodos probabil. e determin. na avaliação da perigosidade sísmica, engenh. sísmica, vulnerabilidade sísm., risco sísm.. e risco sísm. em Portugal.
Introdução à vulcanologia, caracterização da atividade vulcânica e riscos vulcânicos. História do vulcanismo no mundo e em Portugal. Predição e monitorização da atividade sísmica e vulcânica. Sistemas prevenção e alarme precoce.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com recurso frequente a projecção de apresentações e a cartas meteorológicas e geofísicas. Aulas teórico-práticas com resolução de problemas em computador, realização de experiências numéricas com modelos simplificados de clima e de movimentos sísmicos e discussão de temas variados no âmbito dos riscos ambientais. Seminários ao longo do semestre, cada um dedicado especificamente a um tipo de riscos ambiental e que podem variar de ano para ano dependendo do perfil e interesses dos estudantes.
A avaliação pode seguir o regime de avaliação contínua ou final.
No caso de avaliação contínua são propostos 4 trabalhos distribuídos ao longo do semestre, 2 na área de meteorologia e clima e 2 em sismologia e vulcanologia (25% cada).
No caso de avaliação final é efectuada uma prova de avaliação teórica no final do semestre (100%).

Bibliografia

Ahrens, D.C., 2009: Meteorology today: an introduction to weather, climate, and the environment, 9th edn. Brooks/Cole, Belmont. pp 355.
Peixoto, J. P., and A. H. Oort (1992). Physics of climate. Springer-Verlag
IPCC Report: Climate Change (2014): The Scientific Basis. downloadable from IPCC
Donald Hyndman and David Hyndman (2010: Natural Hazards and Disaster, 3rd edition.
Agustin Udias and Elisa Buforn (2017): Principles of Seismology, Cambridge University Press
John P. Lockwood, Richard W. Hazlett (2010): Volcanoes: Global Perspectives, Wiley-Blackwell