2025

Fundamentos de Geodesia e Geomática

Nome: Fundamentos de Geodesia e Geomática
Cód.: FIS12541M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Física

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aquisição dos conceitos fundamentais no campo da geodesia, geomática e geoinformatica, com aplicação nos campos da Geofísica e Ciências da Terra. Aplicar técnicas e métodos geodésicos terrestres, aéreos e espaciais em situações reais nos domínios da geofísica e Ciências da Terra que envolvam deteção, registo, representação e armazenamento da posição de objetos ou geometrias de superfícies ou navegação.

Conteúdos Programáticos

O curso compreende o estudo e prática de:
- Principais sistemas de coordenadas e projeções usadas em mapas e sua transformação;
-Levantamento de pontos de controle a partir de tecnologias terrestres, aéreas e espaciais para uso geofísico. Conexão de dados obtidos por técnicas espaciais e terrestres/aéreas.
-Digitalização 3D a partir da tecnologia laser. Fundamentos tecnológicos. Classificação de dispositivos de varredura a laser. Scanners 3D terrestres. Componentes básicos dos scanners laser 3D.
-Sistemas fotogramétricos digitais. Princípios e componentes. Funções fotogramétricas. Programas. Geração automatizada de modelos digitais de terreno e de estruturas 3D. Produção da ortofoto.
-Produtos de cartografia multimédia. Sistemas de informação cartográfica e Internet. Disponibilização de mapas na Internet. Armazenamento e gerenciamento de dados. Bases de dados cartográficas. Mapas interativos da Internet. Possibilidades e limitações dos mapas da Internet. Animação em cartografia.

Métodos de Ensino

A partilha de saberes e de experiências é implementada por moodle, videoconferência e presencial nas semanas de contacto. O ensino está estruturado por meio de sessões onde as componentes teórica e aplicada se articulam através da colocação de problemas. Para os resolver os estudantes são orientados a procurar informação em artigos e livros da especialidade. Além da resolução de problemas comuns cada estudante desenvolve um projeto individual que no fim apresenta a toda a turma. A avaliação é tendencialmente contínua e envolve duas componentes: a) resolução de problemas colocados durante as aulas e b) apresentação de seminário sobre o projeto individual. No caso do estudante não ter possibilidade de elaborar o projeto este pode ser ser substituido por um exame final em época de avaliação.
A classificação final é obtida pela média das avaliações dos problemas resolvidos e entregues (40%) e do trabalho de projeto ou exame final (60%).

Bibliografia

Cartwright, W., & Peterson, M. P. (2007). Multimedia cartography. In Multimedia cartography (pp. 1-10). Springer Berlin Heidelberg.
Gomarasca, M. A. (2009). Basics of geomatics. Springer Science & Business Media.
Jones, C. B. (2014). Geographical information systems and computer cartography. Routledge.
Kraus, K. (2007). Photogrammetry: geometry from images and laser scans. Walter de Gruyter.
McCloy, K. R. (2005). Resource management information systems: Remote sensing, GIS and modelling. CRC Press.
Rizos, C. (1999). Introduction to GPS. University of New South Wales, 1-22.
Seeber, G. (2003). Satellite geodesy: foundations, methods, and applications. Walter de gruyter.
Torge, W., & Müller, J. (2012). Geodesy. Walter de Gruyter.

Equipa Docente