2023

Tecnologias dos Novos Media I

Nome: Tecnologias dos Novos Media I
Cód.: VIS12785L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos operativos essenciais de captura, edição, produção e pós-produção de som. Conhecer
e analisar tipos de produção artística, que se situam entre as artes visuais e a música.
Conhecer as características e especificidades dos diversos formatos de som digital e saber utilizá-los
adequadamente em função das finalidades pretendidas. Aprender a lidar com dispositivos sonoros analógicos
e digitais diversos e com as suas diversas possibilidades de
conectividade e comunicação. Saber utilizar as possibilidades do som em expressões artísticas de natureza
diversa (vídeo; instalação; performance).

Conteúdos Programáticos

História da fonografia: do gramofone aos formatos digitais. Implicações técnicas, artísticas e culturais.
Relações históricas entre o uso do som e a produção artística: de Russolo à era digital.
Relações entre a música contemporânea e as vanguardas artísticas. Análise mais desenvolvida de dois
autores: John Cage e Alvin Lucier.
Análise do uso do som em diversos contextos: das artes performativas ao audiovisual.
Sinestesia: relações metafóricas entre o som e a imagem no século XX.
Técnica:
Noções básicas de captação de som.
Edição áudio e MIDI em softwares especializados.
Utilização de interfaces MIDI, configuração e conectividade de hardware e
software: diversas possibilidades de set up de estúdio e live act.
Ferramentas de pós-produção.
Prática:
Desenvolvimento de exercícios técnicos de curta duração de edição de áudio e MIDI.
Desenvolvimento mais aprofundado de um exercício de sonoplastia.
Apoio e incentivo a projectos artísticos dos alunos no âmbito da instalação sonora.

Métodos de Ensino

Sessões de enquadramento histórico e teórico: audição e visionamento comentado de material seleccionado.
Sessões de abordagem técnica e operativa das ferramentas utilizadas (software e hardware).
Acompanhamento no desenvolvimento de trabalhos propostos.

AVALIAÇÃO

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
a. Participação nas aulas: 20%;
b. Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c. Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.

2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a. Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com acompanhamento do docente: 40%;
b. Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

KITTLER, Friedrich - Gramophone, Film, Typewriter. Stanford University Press, 1999.
KHAN, Douglas – The Latest Fluxus and Music ,1993.
KELLY, Caleb (ed) – Sound . London: MIT Press, Whitechapel Gallery, 2011.
Art Gallery/MIT Press, 2011,
BOSSEUR, Jean-Yves - Le son et le visuel. s.l.: Éd. Dis-Voir, 1997.
CHION, Michel - Guide des objets sonores. Paris: Ina/Buchet-Chastel, 1983.
CHION, Michel - L’art des sons fixes, ou la musique concretement. Fontaine: Ed. Metamkine, 1991.
CHION, Michel - Audio-Vision. New York: Columbia University Press, 1994.
CHION, Michel - El Sonido. Barcelona: Paidós, 1999.
DENIZEAU, Gérard - Le visuel et le sonore. s.l.: Honore Champion, 1998.
FURLONG, William - Audio Arts. London: Academy Editions, 1994.
KAHN, Douglas - Noise, Water, Meat. London: The MIT Press, 1999.
LABELLE, Brandon - Background Noise. New York: Continuum, 2007.
LICHT, Alan - Sound Art. New York: Rizzoli International Publications, Inc., 2007.
SANGILD, Torben - The Aesthetics of Noise. Copenhaga: Datanom, 2002.
BROUGHER, Kerry; ZILCZER, Judith; STRICK, Jeremy et al. - Visual Music. New York: Thames & Hudson, 2005.