2023

Seminário Temático 5

Nome: Seminário Temático 5
Cód.: FIL12632D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecimento do estado da arte numa área filosófica em que se integrem globalmente alguns dos
projetos de doutoramento
2. Análise de questões particulares numa área relevante do saber filosófico na actualidade
3. Integração dos estudantes nas linhas de investigação dos docentes do curso
4. Fomentar nos estudantes a capacidade de contextualizar as problemáticas que investigam no
horizonte de debates filosóficos contemporâneos
5. Fomentar nos estudantes a prática duma abordagem metodologicamente coerente das temáticas
dos seus projetos nascentes
6. Prática do trabalho académico, formalmente correcto, conceptualmente preciso e bem
estruturado.

Conteúdos Programáticos

Filosofia da Técnica

I – JUSTIFICAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA TEMATIZAÇÃO FILOSÓFICA DA TÉCNICA
II – TECNOLOGIA, TECNOCIÊNCIA E TECNOCRACIA
III – A MEDITACIÓN DE LA TÉCNICA DE J. ORTEGA Y GASSET
1. Contexto de produção da Meditación de la técnica
2. O conceito de necessidade humana e sua extensão
3. A ruptura com a natureza característica da condição humana e os diferentes estádios de evolução
técnica
4. O carácter pré-técnico do programa vital e a importância da Educação
IV – CONCEPÇÕES E PROBLEMÁTICAS DA OBRA Norbert Wiener
1. Probabilidade e entropia;
2. a salvaguarda do humano;
3. decadência/progresso; o fenómeno da retroacção;
4. instinto e aprendizagem;
5. ser humano e máquina,
6. “organismos de comunicação”;
7. a comunicação, “cimento da sociedade”;
8. máquina e sociedade.
V – A CONCEPÇÃO HEIDEGGERIANA DA CIVILIZAÇÃO TECNOLÓGICA
1. Da techne grega à técnica moderna e desta à cibernética
2. Heidegger sobre Wiener e Ortega
3. A essência da técnica como Ge-Stell

Métodos de Ensino

O seminário funciona em regime presencial, podendo recorrer-se, em casos especiais, à participação por
Skype. A lecionação incluirá exposição, trabalho de textos e debate. Eventualmente, poderão integrar-se
sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros
científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins

A avaliação terá por base:
1) a assiduidade e participação ativa (10%);
2) uma apresentação oral ou a
redação de um breve ensaio ou comentário da temática tratada no seminário, ou um relatório de aula,
de 2-3 pág. (15%);
3) a apresentação formal dum ensaio escrito final em formato de comunicação num
colóquio (75%).

Bibliografia

Borges-Duarte, I.: Arte e Técnica em Heidegger. Lisboa, Documenta, 2014
Heidegger, M.: “A proveniência da Arte e a determinação do pensar”. Trad. de I. Borges-Duarte. On line:
http://www.martin-heidegger.net/Textos/html/Athenaer_Vortrag-Pt-fin[1].pdf
Ortega y Gasset, J. : Meditação sobre a Técnica. Prólogo, trad. e notas de M. Amoedo. Lisboa, Fim de
Século, 2009
Wiener, Norbert: THE HUMAN USE OF HUMAN BEINGS: CYBERNETICS AND SOCIETY