2023

Património de Al-Andalus e do Mediterrâneo

Nome: Património de Al-Andalus e do Mediterrâneo
Cód.: HIS12107L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Sensibilizar os estudantes para as dimensões, conceitos e problemáticas que envolvem o património do
Mediterrâneo e das zonas islamizadas da península Ibérica
- estudar a relação do al-Andalus com permanências de fases anteriores
- Conhecer e valorizar a intercomunicação entre povos e influências entre ambas as margens do
Mediterrâneo
- Reconhecer a existência de exemplos de património material e imaterial nas diferentes áreas do
Mediterrâneo que intercomunicam
- Reconhecer que o património nas sociedades islamizadas assimilou valores anteriores
- Motivar os estudantes para o conhecimento de atitudes de abertura cultural mas também de
conservadorismo na área de influência do Mediterrâneo
- Reconhecer o papel das minorias várias no al-Andalus e no Mediterrâneo em geral.

Conteúdos Programáticos

INTRODUÇÃO E CONCEITOS
. Mediterrâneo e Península Ibérica - espaços e culturas
.memórias de um mundo “Clássico”
.um “mare Nostrum” fragmentado e dinâmico
.espaços, crenças, rituais e formas
. Al-Andalus – da Antiguidade Tardia aos novos fluxos
. tradições pré-andalusís
. orientalização e islamização
. contactos com Bizâncio, Ásia , Europa e
. Al-Andalus e Mediterrâneo – materiais e técnicas
. cerâmicas, metais e vidro
. têxteis, couros e madeiras
. património hidráulico e construído
. Al-Andalus e Mediterrâneo – o imaterial
. a dieta do Mediterrâneo
. as rotas, o comércio e os idiomas
. crenças e mentalidades
. vozes e sons
. Temas transversais
. Continuidades, hibridismos e rupturas .
Memórias e Heranças partilhadas
. transmissão e transformação do conhecimento
. diálogos e “identidades assassinas”
. as minorias
Web:
Euromed - http://www.euromedheritage.net
Qantara - http://www.qantara-med.org/
Med. Memória - http://www.medmem.eu/
Mutual Heritage - http://www.mutualheritage.net/

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com a utilização de materiais em suporte multimédia.
Far-se-á a análise de textos de carácter histórico mas estará sempre presente o estudo de caso
envolvendo a forma como são vividos, mantidos, geridos e difundidos os traços patrimoniais relacionados
com o antigo al-Andalus e com a panóplia de heranças culturais existentes no Mediterrâneo. É desejável a
realização de visitas de estudo.
Avaliação
Regime Tutorial: disponível e a ser aperfeiçoado entre docente e alunos.
A.Regime de frequência
1.Presença obrigatória em 70% das aulas
2.Elaboração de “dossier” com: relatórios de visita de estudo; documentação crítica e análise de processo
de intervenção, salvaguarda e divulgação de determinado património – material ou imaterial - a partir da
metodologia proposta; apreciação crítica de sites Web ou publicações sobre assunto ou tema concreto -
(50%)
3.Prova de avaliação escrita (50%)
B.Exame
Prova de avaliação escrita sobre toda os temas leccionados, sem recurso a consulta.

Bibliografia

.ABULAFIA, David, The Great Sea: A Human History of the Mediterranean. Oxford, 2011
.ALFONSO, E., Islamic Culture Through Jewish Eyes, Routledge, 2010
.BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo...,2vols.
.CAPPOLA, M. (Ed.), Architectural heritage in Mediterranean port cities...knowledge & conservation, Edifir,
2013
.CORFIS, Ivy, Al-Andalus, Sepharad and Medieval Iberia, Brill, 2009
.FERRARI & BENZO(Eds.), Between Cultural Diversity and Common Heritage: Legal and Religious
Perspectives on the Sacred Places of the Mediterranean, Ashgate, 2014
.FOX, David Scott, Mediterranean Heritage, Routledge, 2014
.HORDEN & PURCELL, The Corrupting Sea: A Study of Mediterranean History, 2000.
.JAYYUSI & MARÍN, The Legacy of Muslim Spain, Brill, 1992
.Mediterranean Cultural Heritage, a Manual for Good Practice , Euromed Heritage.Libri Pub, 2013
.ROMANO, A. (Ed.), A Dieta Mediterrânica em Portugal, Univ.Algarve, 2014
.Traditional Architecture in the Western Mediterranean, Lisboa, 2015

Equipa Docente