2025
Métodos, Técnicas e Comunicação em Ecologia e Ambiente
Nome: Métodos, Técnicas e Comunicação em Ecologia e Ambiente
Cód.: PAO11382L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências do Ambiente e Ecologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimento sobre o processo do conhecimento científico. Aquisição de competências em metodologias de campo necessárias ao trabalho em ecologia e ciências ambientais, e para a produção de documentos técnicos/científicos, apresentações científicas, candidaturas a bolsas/projectos/estudos.
Conteúdos Programáticos
1: Ciência, método e prática cientifica; a evolução do conhecimento; a ciência tem limites e impossibilidades? Observação, dedução, intuição; ciência, ideologia, mitos, crenças, superstições, fantasias; o processo criativo em ciência, factores e serendipidade.
2: Técnicas de Campo: utilização de cartas, interpretação do espaço e orientação; planeamento de campanhas, elaboração e utilização de roteiros; utilização de GPS; observação e registo de informação; princípios de amostragem, transectos e definição de unidades amostrais aleatórias; equipamentos base de campo e respectiva utilização; técnicas simples de caracterização de locais; boas práticas em trabalho de campo.
3: Comunicação em ciência - apresentação de resultados, componentes na construção do discurso, representações gráficas; apresentações powerpoint; elaboração de pareceres, relatórios, artigos, teses, monografias, revisões, estados da arte; concursos, elaboração de propostas de estudos e projectos.
2: Técnicas de Campo: utilização de cartas, interpretação do espaço e orientação; planeamento de campanhas, elaboração e utilização de roteiros; utilização de GPS; observação e registo de informação; princípios de amostragem, transectos e definição de unidades amostrais aleatórias; equipamentos base de campo e respectiva utilização; técnicas simples de caracterização de locais; boas práticas em trabalho de campo.
3: Comunicação em ciência - apresentação de resultados, componentes na construção do discurso, representações gráficas; apresentações powerpoint; elaboração de pareceres, relatórios, artigos, teses, monografias, revisões, estados da arte; concursos, elaboração de propostas de estudos e projectos.
Métodos de Ensino
Apresentação dos conteúdos programáticos através de sessões multimédia, incorporando texto, imagens, gráficos, vídeos e animações. Processos de ensino/aprendizagem tanto individuais como colaborativos, fomentando-se o e-learning designadamente através da plataforma moodle. Análise e discussão de literatura científica. Aulas práticas de campo. Apresentação e discussão oral de trabalhos com recurso a meios multimédia.
Avaliação
O regime de avaliação contínua compreende as seguintes quatro componentes, indicando-se os respetivos pesos na ponderação da nota final: assiduidade e participação nas aulas ? 15%; revisão bibliográfica/estado da arte ? 15%; póster - apresentação oral e discussão dos trabalhos ? 30%; artigo científico ? 40%.
O regime de avaliação final, dado o carácter fundamentalmente prático da UC, inclui as mesmas componentes utilizados na avaliação contínua, realizando-se a revisão bibliográfica/estado da arte e o artigo científico no período de avaliação final. Neste regime de avaliação, são os seguintes os pesos das diferentes componentes na ponderação da nota final: assiduidade e participação nas aulas ? 10%; revisão bibliográfica/estado da arte ? 20%; póster - apresentação oral e discussão dos trabalhos ? 25%; artigo científico ? 45%.
O regime de avaliação final, dado o carácter fundamentalmente prático da UC, inclui as mesmas componentes utilizados na avaliação contínua, realizando-se a revisão bibliográfica/estado da arte e o artigo científico no período de avaliação final. Neste regime de avaliação, são os seguintes os pesos das diferentes componentes na ponderação da nota final: assiduidade e participação nas aulas ? 10%; revisão bibliográfica/estado da arte ? 20%; póster - apresentação oral e discussão dos trabalhos ? 25%; artigo científico ? 45%.
Bibliografia
Textos a fornecer pelos docentes
