2024

Ecofilosofia

Nome: Ecofilosofia
Cód.: FIL14586M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Jornada omnidisciplinar às mais secretas raízes da crise global, a metodologia da complexidade é elevada nesta UC à escala do sistema, para fazer compreender a fundo o acontecimento do mundo em que hoje somos, de modo a arrombar a consciência inerte e a pô-la na evidência do agir decisivo que falta.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Competências:
O modelo dramático do syllabus visa antes de mais levar o estudante a afinar e adequar os modos de pensar e de saber (questionante, crítico-reflexivo, interdisciplinar, sistémico) à natureza do seu objecto (complexo).
Conhecimentos:
O estudante abrangerá e aprofundará um vasto panorama complexo de dados informativos históricos e da actualidade, oriundos de fontes múltiplas (epistémicas e comunicacionais), e assimilará uma massa de conhecimentos sediados em variadas disciplinas e modalidades de saber (científicas naturais e humanas, filosóficas, económico-políticas).
Aptidões:
Serão adquiridas e desenvolvidas pelo estudante aptidões para ler, interpretar, fundamentar, interligar, questionar criticamente, e situar-se / orientar-se / agir em a desafiadora cartografia da actualidade e o incerto horizonte do futuro. Cada uma dessas aptidões é de dupla face: voltada para a interdisciplinaridade dos saberes e para o tecido inter-relacional da realidade.

Conteúdos Programáticos

0 Abertura metodológica:
01 Ecossistema socionatural e pensamento sistémico da complexidade (entre Hegel e Morin)
02 Lógicas, temporalidades e ontologias binárias-lineares, esféricas e especulativas
1 Cenários da policrise global:
Apocalipse ecossistémico, posições da consciência (negacionismo, interpassividade), teorias (essência da técnica, capitaloceno), pós-verdade, finitude
2 Bastidores e trama:
21 Hipóteses Gaia (Lovelock) e Medeia (Ward); Antropoceno; Terra e Mundo (Latour, Heidegger)
22 Do organicismo teleológico kantiano ao evolucionismo de Teilhard
23 Vida, Ser-para-a-morte, eros/tánatos, finitude, ‘ser-para-a-extinção’
24 O trabalho do Negativo através das bio/eco/antropo/nootecno-esferas
25 Gaia e homo sapiens:
251 uma dialéctica especulativa de pertença e separação
252 Sujeito moderno cartesiano, ser-no-mundo, chair du monde
3 Desenlaces:
31 Do imperativo moral ao imperativo ecológico: reconstruindo Kant e Jonas
32 leituras e apostas: prospectiva e transfiguração.

Métodos de Ensino

Este ensino interliga metodologicamente três componentes: exposição magistral das estruturas e conteúdos teóricos; apresentação magistral e discussão de textos e de problemáticas; aportamento de contributos pertinentes oriundos do projecto de investigação próprio de cada estudante. Estas componentes estão visivelmente escalonadas desde uma menor até a uma máxima participação d@s estudantes, revestindo, pois, carácter avaliativo contínuo. A avaliação será concluída com a apresentação de um trabalho escrito final individual, ponderado em 80%, e que pode integrar, ou conjugar-se vantajosamente com, elementos oportunos e contributivos da investigação pessoal de cada estudante (entre 3000 e 5000 palavras).
O regime de exame prevê uma prova única final, valendo 100%.


Bibliografia

BATAILLE, G (1968). O erotismo. Lx: Moraes
CHARDIN,T de (1970). O fenómeno humano. Porto: Tavares Martins
FREUD, S. (1995) “Beyond the Pleasure Principle”, in GAY, P., The Freud Reader, Ch. 14. London: Penguin, pp. 594-626
HEGEL, G.W.F.(1986). . Werke: in 20 Bd.. Frankfurt: Suhrkamp
HEIDEGGER, M. (1978)..Time and Being. Oxford: Blackwell
JONAS, H. (1984). The Imperative of Responsibility. Chicago: Chicago UPress
KANT, I. (1992). Crítica da faculdade do juízo. Lx: INCM
KANT, I. (2020). Fundamentação da metafísica dos costumes. Lx: Ed 70
KLEIN, N. (2019). On Fire. UK / USA: Allen Lane
LATOUR, B. (2017). Où atterrir ? Paris : La Découverte
LOVELOCK, J. (1989). Gaia. Lx: Ed 70
MALDONADO, M. (2018). Antropoceno. Barcelona: Taurus
PETTIFOR, A. (2019). The Case for the Green New Deal. London: Verso
WALLACE-WELLS, D. (2019). A Terra Inabitável. Lx: Lua de Papel
WARD, P. (2009). The Medea Hypothesis. Princeton: Princeton UPress
WEINER, J. (1991). Os próximos 100 anos. Lx: Gradiva
ŽIŽEK, S. (200