2024

Modelos Operativos do Pensamento Filosófico Contemporâneo

Nome: Modelos Operativos do Pensamento Filosófico Contemporâneo
Cód.: FIL14577M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Percorre-se aqui uma pequena enciclopédia de filosofia contemporânea, abordada por corrente e por autor, e perspectivada como um repositório potencial de modelos operativos de pensamento, convertíveis em ferramentas epistemológicas de compreensão-acção nos campos dos saberes e das realidades actuais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conduzir o estudante a assimilar e a operar com os grandes modos estruturantes de pensamento filosófico oferecidos pela enciclopédia contemporânea de correntes, escolas e autores, os quais constituem modelos de racionalidade, de compreensão e de intelecção recorrentes no discurso teórico e cultural das ciências humanas e de outros saberes.
Habilitar o estudante a operar com essas matrizes de pensamento na realidade do mundo hodierno, nomeadamente:
- Ser capaz de traçar os vários campos das problemáticas relevantes actuais
- Seleccionar as ferramentas conceptuais que melhor permitam a análise da época actual e dos seus desafios
- Aplicar essas ferramentas conceptuais às problemáticas contemporâneas.
O estudante abordará quatro tópicos (renováveis anualmente de entre uma lista extensa), compreendendo um tópico histórico transversal (correntes) e três tópicos centrados na marca autoral (sua unidade teórica e sua constelação temática e conceptual).

Conteúdos Programáticos

A lista de temáticas (25%) e de autores (75%) é indicativa, não exaustiva, e será rotativa anualmente
1. A Filosofia como invenção de conceitos e de modelos interpretativos
- Alguns modelos teóricos modernos: dialéctico, fenomenológico, hermenêutico, estruturalista, analítico, desconstrucionista, psicanalítico…
- A figura do humano desde o projecto iluminista até à crise do Antropoceno
2. Pensadores filosóficos paradigmáticos
- Deleuze, ou o plano de imanência: diferença e identidade, CsO, devir e agenciamento, imagem-cristal, rizoma, desterritorialização
- Hannah Arendt: a banalidade do mal e o esvaziamento político da filosofia, ou a ausência de pensamento.
- José Ortega y Gasset e éthos da autenticidade: circunstância e vontade de aventura; cultura, ironia, perspectiva
- José Marinho, de uma ética-metafísica a uma soteriologia filosófica.
- Heidegger: Ge-Stell como modelo do mundo e cultura tecnológicos
Outros pensadores possíveis: Sloterdijk, Žižek, Foucault, Lourenço, Derrida

Métodos de Ensino

Exposição teórica (apoiada em recursos digitais) e prática de análise textual, focada em selecções antológicas criteriosamente compiladas pelos docentes (para além dos títulos indicados em bibliografia), como base privilegiada de aquisição de uma visão simultaneamente aprofundada e panorâmica da enciclopédia contemporânea das teorias, conceitos, temáticas, correntes e autores; e como plataforma para a sua exploração conjunta através do debate. Material escrito e videográfico.
O recurso à polidocência tem a virtude de potenciar a concentração e especialização de cada módulo de ensino, ao mesmo tempo que sensibiliza à diversidade dos modos de pensar, inerente aos objectivos e conteúdos da disciplina.
Avaliação contínua, preferentemente, com base na assiduidade e participação nas aulas (20%) e em trabalhos escritos de diversos tipos, a repartir por todos os módulos que integram a disciplina (4 x 20%). Alternativamente, prova escrita final (exame, 100%).

Bibliografia

ARENDT, H. (2011) A vida do espírito, 2 vols. Lisboa: Piaget.
BORGES-DUARTE, I. (2020) “Heidegger. A técnica como Ge-stell. De facto antropológico a paradigma cultural da modernidade tardia”, In: Oliveira (Org.), Filosofía da Tecnología, Caxias do Sul: EDUCS, pp 161-170 .
DELEUZE, G., O que é a Filosofia? (1992) Lisboa : Presença; Mille Plateaux (1980) Paris: Minuit; Cinéma 1 & 2 (1983, 1985) Paris : Minuit .
BAUMAN, Z. (1995) Modernidade e ambivalência. Zahar: Rio de Janeiro.
BLUMENBERG, H. (2013) Teoría del mundo de la vida. Buenos Aires: FC.E
HABERMAS, J. (1989) O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Texto Editora .
MARINHO, J. (ed. Jorge Croce Rivera) (1994) Aforismos sobre O Que Mais Importa. Vol. I. Lisboa: INCM; (2009, 2011, 2016) Teoria do Ser e da Verdade, Vol . IX, 3 tomos.
ORTEGA Y GASSET, J. (2004) Obras completas. Tomo I, Madrid: FJOG / Taurus.
RABINOW, P. (2003) Anthropos Today. Reflections on Modern Equipment. Princeton: Princeton U P.