2024

Teoria e Crítica do Design

Nome: Teoria e Crítica do Design
Cód.: VIS14631M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades para a construção de um discurso (ilustrado) que interseta a Teoria (pensamento analítico, especulativo/exploratório, de questionamento) com a Crítica (capacidade de apreciar e julgar com base em critérios), para observar, compreender e interpretar casos exemplares de Design, suscetíveis de informar práticas futuras.
Esta UC é complementar da UC Métodos de Design.

Os conhecimentos, aptidões e competências críticas desenvolvem-se num nível de complexidade elevado e aplicam-se no contexto das vertentes de investigação do Mestrado em Design.

a. Ser capaz de refletir, criticamente;
b. Saber construir um documento de reflexão que intersecta a Teoria com a Crítica para informar práticas futuras esclarecidas;
c. Saber convocar e discutir o aparato crítico adequado à reflexão e à argumentação;
d. Saber comunicar em todas as dimensões discursivas.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos desta UC são um dos suportes do corpo teórico para a reflexão crítica subjacente ao projeto pessoal de Investigação e Desenvolvimento em Design, numa das três modalidades possíveis: Trabalho de Projeto, Dissertação ou Relatório de Estágio. Permitem
explorar e experimentar diversas abordagens aos processos de Design para desenvolver práticas esclarecidas.

1. Teoria e Crítica:
Observação e especulação de realidades e sua discussão através da simplificação e sistematização do conhecimento produzido;
2. Interseções Inspiradoras:
Temas, conceitos e ideias conducentes à transformação de ideias existentes em ideias novas.
3. Métodos de Investigação em Design:
Revisão de literatura, casos de estudo, entre outros.
4. Experimentação Crítica:
Mapeamento crítico de ideias e de narrativas. Regras fundamentais para a elaboração de um artigo científico.

Métodos de Ensino

Exposição participada, debate, acompanhamento individual tutorial, discussão suscitada pelos pontos de situação do trabalho desenvolvido pelos alunos, exploração e simulação de casos, visionamento e debate de vídeos e filmes, resolução de problemas concretos, visionamento de outro material iconográfico relevante e aulas em contexto.

Critérios de avaliação:
1. Evidência de competências de especulação e reflexão crítica (30%);
2. Oportunidade e qualidade do artigo científico (30%);
3. Qualidade do processo e dos resultados do trabalho “Interseções Inspiradoras” (20%);
4. Saber comunicar em todas as dimensões discursivas (20%).

Ver o Brief da UC

Bibliografia

Bierut, Michael, 2007. Seventy-nine short essays on design. New York: Princeton Architectural Press.
Clarke, Alison J., ed., 2011. Design anthropology: object culture in the 21st Centure. Wien: Springer-Verlag
Fallan, Kejtil F., 2010. Design history: understanding theory and method. Oxford: Berg

Equipa Docente (2023/2024 )