2024

Medicina da Conservação

Nome: Medicina da Conservação
Cód.: MVT14113I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objectivos o desenvolvimento de capacidades cognitivas e técnicas em que o aluno possa:
- Adquirir conhecimentos sobre Medicina da Conservação
- Compreender os efeitos das alterações climáticas na desregulação endócrina em animais e do homem
- Compreender os contextos da gestão reprodutiva para manutenção de recursos genéticos animais
- Apreender conhecimentos sobre importância, indicadores e modalidades de monitorização da saúde ambiental, estratégias para monitorização da saúde e biodiversidade em populações selvagens
- Avaliar estratégias que promovam a Medicina da Conservação, o equilíbrio ecológico e a minimização da emergência de patogéneos
- Analisar por meio de estudos de caso o impacto socio-económico e na saúde pública, ambiental e de espécies vulneráveis/perigo de conservação
- Colaborar no desenvolvimento e implementação (virtual) de estratégias de conservação e melhoria da saúde ambiental, e em estudos de investigação biomédica.

Conteúdos Programáticos

- Conservação Animal e Saúde Ambiental, princípios e intervenções
- Aspetos anatomofisiológicos, ecológicos e comportamentais, com importância clínica em diferentes espécies animais silvestres.
- Estudos de caso, doenças e desafios para a Conservação de espécies vulneráveis e manutenção da saúde dos ecossistemas
- Biodiversidade e desenvolvimento sustentável
- Zoos e programas de manutenção da diversidade genética
- O papel do médico-veterinário no trabalho multidisciplinar da Medicina de Conservação.

Métodos de Ensino

A abordagem TP assentará na introdução dos fundamentos teóricos seguida da discussão de casos-problema apresentados sob forma de vídeos e/ou publicações. Acresce que os alunos têm de trabalhar sobre um tema previamente atribuído (sorteio) ao longo de semestre, apresentar resumo e expor aos pares e docentes.
Avaliação de 2 formas:
Contínua (50% da nota final) contempla a apreciação global da atitude e trabalho de análise individual e de grupo relativa à apresentação de grupo do estudo de caso com debate público, ao que acresce (50%) na avaliação escrita sobre todos os conteúdos abordados ao longo do semestre.
Exame Final, caso o aluno não obtenha aprovação em regime de avaliação contínua poderá realizar exame final condicionado a alunos que tenham frequentado no mínimo 75% das aulas; com avaliação dos temas abordados e a realização de um trabalho de análise e aplicação de estratégias para promover a resolução de um problema. Aprovação da UC com ≥9,5 valores.

Bibliografia

- Biodiversity and conservation. University of Kent, Canterbury, 2002. ISSN: 0960-3115
- Conservation Medicine - Ecological health in practice. 2000. Alonso, A., Aguirre, R.S., Ostfeld, G.M., Tabor, C.H., Pearl M.C. Oxford University Press.
- Fernandes, D R N. And Pinto, M L R. (2019) "Veterinarian’s Role in Conservation Medicine and Animal Welfare." Veterinary Anatomy and Physiology. IntechOpen. https://www.intechopen.com/books/veterinary-anatomy-and-physiology/veterinarian-s-role-in-conservation-medicine-and-animal-welfare
- The conservation handbook: research, management and policy. Sutherland, W.J. Blackwell Science, 2000. ISBN: 0-03-205344-5.
- National Research Council 2013. Workforce Needs in Veterinary Medicine. Chapter: 7 Veterinarians in Wildlife and Ecosystem Health. Washington, DC: The National Academies Press. https://doi.org/10.17226/13413.
- Materiais didáticos produzidos pela equipa docente e disponibilizados na plataforma da Universidade (Moodle).