2024

Estratégias de Comunicação

Nome: Estratégias de Comunicação
Cód.: MVT14058I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo:
1. Desenvolver as competências básicas em escrita académica e científica, e na gerenciação de fontes
2. Estimular as competências de comunicação interpessoal essenciais à prática veterinária (ex., com detentores e curadores de animais, outros profissionais de saúde animal e público no geral) e ao trabalho em equipa
3. Conferir capacidade para uma comunicação clara e efetiva

No final, o aluno deverá ser capaz de:
- apresentar vários tipos de documentos escritos (relatório/ensaio, nota científica), suportados por um sistema correto de identificação de fontes.
- analisar criticamente a credibilidade de fontes
- compreender a importância ética e legal do reconhecimento da propriedade intelectual/autoria
- realizar registos clínicos e de identificação animal
- aplicar estratégias de comunicação oral e analisar o fluxo de informação (verbal e paraverbal)
- Usar estratégias para comunicação em situações particulares (ex. doença terminal, luto)

Conteúdos Programáticos

- Escrita académica e científica
Literacia digital
Estilos de escrita académica vs. científica vs. casual
Gerenciação de fontes
Ética em escrita académica e científica

- Estratégias de comunicação
Comunicação verbal vs. para-verbal/não verbal
Interação interpessoal e interprofissional
Comunicação na profissão médica
Conduzir uma entrevista
Escutar, inquirir, motivar, entender e partilhar conhecimento/indicações
Estratégias para construir diálogos/relações
Nível linguístico – quando as duas partes não falam a mesma linguagem
Empatia e respeito
Comunicar em situações difíceis (comunicação de más notícias)

Métodos de Ensino

No tópico de comunicação escrita, depois de uma curta exposição oral no início das aulas, os alunos são convidados a explorar de forma ativa as diferentes formas de escrita académica e científica, desde a pesquisa e leitura critica de informação, à construção do texto até ao recurso a ferramentas de gerenciação de fontes; a produção escrita de um texto contribuirá com 40% para a nota final.

As temáticas de comunicação oral serão exploradas em grupo, criando um ambiente de confiança para o desenvolvimento de estratégias efetivas de comunicação interpessoal e profissional, e de trabalho em equipa. Para isso serão utilizadas várias técnicas, incluindo a visualização e discussão de filmes, técnicas de dramatização e role play aplicadas a situações práticas e a cenários médicos, com recurso à introdução de amigo crítico e autoscopia. Os produtos desta componente contribuem com 60% da nota final
A assiduidade é obrigatória.
O exame final consiste numa prova escrita.

Bibliografia

Serão fornecidos aos alunos vários textos científicos e técnicos em acesso aberto ou acessíveis via b-on, bem como vídeos didáticos

Leitura adicional:
Lloyd M., Bor R., Noble L. (2018) Clinical communication skills for medicine. 4th Ed. Elsevier. ISBN: 9780702072130