2024

Semiologia Médica I

Nome: Semiologia Médica I
Cód.: MVT14015I
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Medicina Veterinária

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos: Transmitir os fundamentos protocolares para a recolha de manifestações sintomatológicas (marcha de exploração semiótica) e interpretação de caráter etiopatogénico e fisiopatológico, visando o estabelecimento do diagnóstico o mais completo possível, de forma a permitir formular indicações terapêuticas adequadas e o estabelecimento de um prognóstico com um razoável grau de previsibilidade.
Competências: Mediante a aplicação da metodologia de exploração semiótica (Semiotecnia) o aluno vai desenvolver a capacidade de recolher informação sintomatológica e de interpretar (Propedêutica) as manifestações apresentadas pelos pacientes, quer a nível físico, quer no âmbito de exames complementares.

Conteúdos Programáticos

Teórico: Semiologia Geral – Metodologia da exploração clínica; diagnóstico; prognóstico e indicações clínicas; termometria clínica, febre e hipotermia. Semiologia especial: semiologia do aparelho digestivo; semiologia hepática; semiologia pancreática.
Teórico-prático: Exame físico – Anamnese e exame do estado geral. Métodos de exploração diretos, indiretos e mistos. Medição e registo da temperatura corporal. Exame do aparelho digestivo (exploração física e métodos complementares). Laboratorial – Regras gerais de colheita, preparação e identificação de amostras. Métodos gerais em hematologia e bioquímica. Provas de digestão, absorção e tripsina fecal. Pesquisa de sangue nas fezes. Exame do líquido ruminal. Semiologia laboratorial do fígado (prova de excreção da bromossulfaleína) e do pâncreas endócrino (prova de tolerância à glucose).

Métodos de Ensino

Teóricas: Lições plenárias estruturadas para a exposição do programa, iniciando com a revisão anatomofisiológica, enfantizando os aspetos de maior interesse semiótico. Teórico-práticas: Organizadas em grupos menores de estudantes, iniciam-se pelo enquadramento teórico dos objetivos e fundamentos metodológicos – Ex. Físico: o docente efetua as intervenções exploratórias previstas e, seguidamente, acompanha a sua execução por parte dos estudantes. Provas laboratoriais: Os protocolos são executados por pequenos grupos de estudantes, discutindo-se, seguidamente, os resultados. Tutoriais: Compreendem o acompanhamento complementar dos estudantes, individual ou em pequenos grupos, para esclarecimentos relacionados com o estudo da casuística clínica.
Avaliação: Teórica: Frequência ou exame final (60% da classificação final). Prática: Prova de exame físico e laboratorial (40% da classificação final).

Bibliografia

Braz, M.B. (1981). S. Médica Animal, I. 2ª ed. F. C. Gulbenkian. Burtis, C.A., Bruns, D.E. (2014). Tietz Fundamentals Clinical Chemistry Molecular Diagnostics. 7th Ed. W.B. Saunders Company. Dietz, O., Wiesner, E. (1984). Diseases of the Horse. Handbook of Science and Practice. Karger. Duncan & Prasse’s. (2011). Veterinary Laboratory Medicine: Clinical Pathology. 5th Ed. Iowa State Press. Ettinger, S.J. (2016). Textbook Veterinary Internal Medicine Expert Consult. Vol I, II. 8th Ed. Elsevier. Kraft, H., Shillinger, D. (1998). Métodos Laboratório Clínico Medicina Veterinaria Mamíferos Domésticos, 3ª Ed. Acribia S.A. Rijnberk, A., de Vries, H.W. (2008). Medical History Physical Examination Companion Animals. 2th Ed. Kluwer Academic Publishers. Radostitis, O.M., Mayhew, I.G., Houston, D.M. (2002). Exame Clínico Diagnóstico Veterinária, Guanabara, Koogan. Espinasse, J., Kuiper, R., Schelcher, F. (1991). Pathophysiology of the bovine stomach. Bovine Practitioner, 26, 105-110.